
O Ibovespa, principal índice do mercado acionário brasileiro, a B3, opera com ganhos durante as primeiras horas do pregão desta quinta-feira (27), impulsionado pela desaceleração do IPCA-15 em março.
Por volta das 13h40 (horário de Brasília) o marcador apresentava uma alta de 0,91%, aos 133.729 pontos.
O dólar comercial seguia o sentido contrário do índice, ao passo que avançava uma alta de 0,03%, cotado a R$ 5,73.
Entre os destaques positivos, Magazine Luiza registrava uma das maiores valorizações, enquanto as ações da CVC Brasil (CVCB3) caíam mais de 7% após a divulgação de seus resultados trimestrais.
Ibovespa avança com mercado de olho na prévia da inflação
O mercado acompanha os dados do IBGE, o IPCA-15 teve uma variação de 0,64% em março, uma desaceleração em relação ao aumento de 1,23% de fevereiro e abaixo da expectativa de 0,70% apontada por uma pesquisa da Reuters.
No acumulado de 12 meses, a inflação atingiu 5,26%, a maior taxa registrada nos últimos dois anos.
Para a estrategista de macroeconomia Sara Paixão, da InvestSmart XP (XPBR31), a leitura do IPCA-15 de março foi uma surpresa positiva, especialmente em um momento em que o Comitê de Política Monetária do Banco Central tem adotado uma postura mais rigorosa em relação à taxa de juros.
No entanto, ela destacou que, apesar da desaceleração, o número ainda é elevado para uma variação mensal e mantém a inflação distante da meta definida.
Paixão acredita que o resultado não altera a expectativa de que o Copom continuará elevando os juros na próxima reunião, embora provavelmente em um ritmo inferior a 1 ponto percentual.
A estrategista também observou que a movimentação da curva de juros sugere a possibilidade de uma alta mais moderada.