Acompanhamento da Bolsa

Ibovespa opera em alta e mira nos 129 mil pts; dólar recua

O índice segue tendencia das Bolsas de NY com os agentes atentos ao depoimento do presidente do Fed

Ibovespa oscila
Ibovespa oscila / (Foto: Freepik)

O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira, opera em alta estendendo os ganhos do início da sessão desta quarta-feira (6), com o mercado focado no cenário internacional.

Por volta das 12h32 (horário de Brasília), o marcador avançava 0,68%, quase o dobro dos ganhos do inicio do pregão, aos 128.965 pontos.

Na contramão do Ibovespa, o dólar comercial performava uma queda de 0,35%, cotado a R$ 4,93.

Ibovespa é influenciado por expectativa do Fed

O Ibovespa segue tendencia das Bbolsas de Nova York, com os agentes do mecado financeiro atentos ao depoimento do presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, na Câmara dos Representantes dos Estados Unidos. 

A sabatina começa ao meio-dia e deve ser acompanhada de perto, no momento em que declarações do dirigente podem sinalizar o rumo da política do Fed e influenciar os ativos de risco locais e internacionais. 

Em um pronunciamento preparado para sua participação na Câmara dos Representantes dos Estados Unidos nesta quarta-feira (06), o presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, indicou a possibilidade de iniciar a redução das medidas de estímulo monetário ainda este ano, desde que a economia continue se desenvolvendo conforme o esperado. 

O discurso de Powell foi disponibilizado antecipadamente no site do Fed e precederá sua audiência semestral perante os legisladores.

Ainda nesta quarta-feira (6), o mercado precifica probabilidade maior de os cortes nas taxas do país começarem em junho, conforme dados do CME Group com base nos futuros dos Fed Funds.

No cenário macro-econômico norte-americano, nesta manhã, foi divulgado que em fevereiro, os EUA registraram a criação de 140 mil novas vagas no setor privado, conforme indicado pelo Relatório Nacional de Emprego ADP, elaborado pelo ADP Research Institute em colaboração com o Stanford Digital Economy Lab.

Isso ficou aquém das expectativas do consenso de analistas da LSEG, que previam um aumento de 150 mil novos empregos.

EUA

Em Wall Street, o mercado segue no positivo, conforme estabalacido no pré-mercado. Nos EUA, é dia de divulgação do Livro Bege, às 16h.

No entanto, o destaque do dia será a presença de Powell na Câmara ao meio-dia para apresentar o relatório semestral de política monetária.

Cotação dos índices dos EUA:

Dow Jones: +0,33%

S&P 500: +0,42%

Nasdaq: +0,33%