O Ibovespa, principal índice acionário brasileiro, está operando com alta moderada no pregão desta segunda-feira (26). Por volta das 14h15 (horário de Brasília), o índice subia 0,10%, aos 137.921 pontos.
Enquanto isso, o dólar comercial também está operando com alta de 0,36%, a R$ 5,66. Já os índices dos EUA não operam nesta sessão, devido ao feriado do Memorial Day.
A semana começou com destaque para o recuo demonstrado por Donald Trump, presidente norte-americano, na condução da política tarifária. Ele decidiu adiar para 9 de julho a imposição da tarifa de 50% sobre produtos da UE (União Europeia).
O movimento veio após uma forte movimentação nos mercados na sexta-feira (23), com menções negativas de Trump quanto às negociações com o bloco europeu, que estavam paralisadas. Ele teve uma conversa com Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, que levou ao adiamento das tarifas.
No Brasil, o mercado também reage ao Boletim Focus, que trouxe novas perspectivas do consenso de economistas consultados pelo BC (Banco Central).
O relatório mostrou que a expectativa para a inflação deste ano permaneceu em 5,50%, enquanto a estimativa para o PIB (Produto Interno Bruto) cresceu para 2,14%. Já para a Selic, espera-se que siga em 14,75%.
Altas e baixas do Ibovespa
No radar corporativo, o preço do petróleo Brent — referência global — está em alta, porém, as ações ON e PN da Petrobras (PETR3;PETR4) estão na linha de perdas, com os papéis PETR4 caindo 0,57%.
Já a Vale (VALE3) segue o mesmo caminho, o que lança mais pressão sobre o Ibovespa, e caia 0,77%, ao passo que Gerdau (GGBR4) e Usiminas (USIM5) vão na direção opostas e sobem 1,04% e 0,19%, respectivamente.
Além disso, o setor de frigoríficos, que costumam ganhar junto com o dólar, ainda enfrenta um momento de dificuldade com a crise desencadeada pelas suspeitas de gripe aviária no Sul do Brasil, que já estão sendo investigadas e mostrando diagnóstico negativo.
Ainda assim, com exceção da Marfrig (MRFG3), que subia 0,81%, as demais empresas como BRF (BRFS3) e a JBS (JBSS3) perdiam 1,35% e 4,12% cada, ao passo que a Minerva (BEEF3) desvalorizava 1,93%, também por volta das 14h (horário de Brasília).