Acompanhamento da Bolsa

Ibovespa opera em alta no primeiro pregão de julho; dólar cai

O mercado encontra suporte no cenário internacional e em ações de grande relevância no índice

Foto: Freepik
Foto: Freepik

O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira, a B3, opera em alta durante o primeiro pregão do segundo semestre do ano.

Por volta das 13h35 (horário de Brasília) o marcador apresentava uma alta de 0,94%, aos 125.075, registrando seu maior pico da sessão.

Já o dolar comercial seguia o sentido contrário, com uma queda de 0,01%, cotado a R% 5,58.

O índice DXY, que mede o valor do dólar em relação a uma cesta de moedas, apresentava uma alta de 0.02%, aos 105.879 pontos.

Apesar do aumento do pessimismo nas últimas projeções do Boletim Focus, que indicam uma piora nas expectativas para a inflação e o dólar este ano, o mercado encontra suporte no cenário internacional e em ações de grande relevância no índice.

O Ibovespa registra alta nesta segunda-feira, impulsionado pelos ganhos de empresas exportadoras de commodities, com Vale ON subindo 0,95% e Petrobras PN avançando 0,92%, beneficiadas pela alta dos preços do petróleo e do minério de ferro e pela desvalorização do real. 

No entanto, o aumento dos juros futuros, refletindo as incertezas do cenário doméstico e o crescimento dos rendimentos dos Treasuries, limita um avanço mais significativo do índice.

Ibovespa ostenta rótulo de 3º pior índice mundial no 1S24

O título de “pior do mundo” é um peso que ninguém gostaria de carregar, felizmente, pelo menos nos primeiros 6 meses do ano, o Ibovespa se livrou do rótulo, que carregou no 1TRI24. No entanto, a distância não foi tão grande, no semestre acumulado a Bolsa brasileira teve a 3ª maior perda no mundo.

Conforme levantamento feito pelo BP Money, após o fechamento do dia 28 de junho, através de dados do TradingView, o Ibovespa fechou o semestre com perdas de 7,66%. O número representa uma recuperação pelo avanço nas últimas sessões do mês, visto que, anteriormente, até o dia 26 de junho, chegou a cair 8,60% no semestre.

EUA

As bolsas de Nova York mostraram movimentos mistos nos primeiros 30 minutos do pregão desta segunda-feira (1º).

Os investidores estão atentos aos índices de gerentes de compras (PMIs) do setor industrial dos EUA, enquanto ajustam os excessos recentes provocados pelo rali da inteligência artificial generativa, o que impacta negativamente as ações das fabricantes de chips.

Cotação dos índices dos EUA:

Dow Jones: +0,17%

S&P 500: +0,21%

Nasdaq: +0,66%