Ícone do site BPMoney

Ibovespa opera em alta no primeiro pregão de julho; dólar cai

Foto: Freepik

O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira, a B3, opera em alta durante o primeiro pregão do segundo semestre do ano.

content amp

Por volta das 13h35 (horário de Brasília) o marcador apresentava uma alta de 0,94%, aos 125.075, registrando seu maior pico da sessão.

content amp

Já o dolar comercial seguia o sentido contrário, com uma queda de 0,01%, cotado a R% 5,58.

content amp

O índice DXY, que mede o valor do dólar em relação a uma cesta de moedas, apresentava uma alta de 0.02%, aos 105.879 pontos.

content amp

Apesar do aumento do pessimismo nas últimas projeções do Boletim Focus, que indicam uma piora nas expectativas para a inflação e o dólar este ano, o mercado encontra suporte no cenário internacional e em ações de grande relevância no índice.

content amp

O Ibovespa registra alta nesta segunda-feira, impulsionado pelos ganhos de empresas exportadoras de commodities, com Vale ON subindo 0,95% e Petrobras PN avançando 0,92%, beneficiadas pela alta dos preços do petróleo e do minério de ferro e pela desvalorização do real. 

content amp

No entanto, o aumento dos juros futuros, refletindo as incertezas do cenário doméstico e o crescimento dos rendimentos dos Treasuries, limita um avanço mais significativo do índice.

Ibovespa ostenta rótulo de 3º pior índice mundial no 1S24

content amp

O título de “pior do mundo” é um peso que ninguém gostaria de carregar, felizmente, pelo menos nos primeiros 6 meses do ano, o Ibovespa se livrou do rótulo, que carregou no 1TRI24. No entanto, a distância não foi tão grande, no semestre acumulado a Bolsa brasileira teve a 3ª maior perda no mundo.

content amp

Conforme levantamento feito pelo BP Money, após o fechamento do dia 28 de junho, através de dados do TradingView, o Ibovespa fechou o semestre com perdas de 7,66%. O número representa uma recuperação pelo avanço nas últimas sessões do mês, visto que, anteriormente, até o dia 26 de junho, chegou a cair 8,60% no semestre.

EUA

content amp

As bolsas de Nova York mostraram movimentos mistos nos primeiros 30 minutos do pregão desta segunda-feira (1º).

content amp

Os investidores estão atentos aos índices de gerentes de compras (PMIs) do setor industrial dos EUA, enquanto ajustam os excessos recentes provocados pelo rali da inteligência artificial generativa, o que impacta negativamente as ações das fabricantes de chips.

content amp

Cotação dos índices dos EUA:

content amp

Dow Jones: +0,17%

S&P 500: +0,21%

content amp

Nasdaq: +0,66%

Sair da versão mobile