O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira, a B3, opera com ganhos durante o último pregão do ano, enquanto os investidores acompanham a melhora do desempenho do real e, com isso, os juros futuros se afastam das máximas e se estabilizam ao redor dos ajustes da sessão anterior.
Por volta das 12h (horário de Brasília) o marcador apresentava um avanço de 0,26%, aos 120.535 pontos.
Já o dólar comercial apresentava o sentido contrário do índice, ao passo que recuava 0,33%, cotado a R$ 6,17.
Ibovespa opera com liquidez reduzida
O Ibovespa registrava alta nos primeiros minutos de negociação desta segunda-feira, em um pregão com liquidez reduzida, devido ao fechamento do ano.
O desempenho positivo refletia dados fiscais do setor público, que mostraram um déficit primário em novembro melhor do que o esperado, além da divulgação da pesquisa Focus, com as projeções do mercado para a economia brasileira.
O dólar segue estável nesta segunda-feira (30), último dia de negociação do ano. O pregão será marcado por uma agenda macroeconômica com poucos dados e pela disputa para definição da taxa Ptax.
A Ptax, calculada a partir das cotações do mercado à vista, é uma taxa de câmbio utilizada como referência para a liquidação de contratos futuros e é determinada no último dia útil de cada mês.
EUA
Os principais índices de Wall Street iniciaram a segunda-feira (30) em território negativo, com volumes de negociação reduzidos e a alta nos rendimentos dos Treasuries ofuscando o desempenho geralmente positivo das ações no final do ano.
O Dow Jones registrava queda de 0,30%, indo para 42.863,86 pontos.
O S&P 500 abriu com uma desvalorização de 0,84%, alcançando 5.920,67 pontos, enquanto o Nasdaq Composite recuava 1,33%, para 19.460,41 pontos.
Cotação dos índices dos EUA:
Dow Jones: -1,64%
S&P 500: -1,58%
Nasdaq: -1,73%