
O Ibovespa, principal índice do mercado financeiro nacional, a B3, opera em queda durante o pregão desta quarta-feira (19), refletindo a alta das taxas de juros futuros de longo prazo.
Por volta das 13h22 (horário de Brasília) o marcados apresentava um recuo de 0,65%, aos 127.694 pontos.
Já o dólar comercial seguia o sentido contrário do índice, ao passo que avançava 0,20%, cotado a R$ 5,70.
A maioria das ações operava no vermelho, com destaque negativo para os papéis das cíclicas domésticas, que lideravam as perdas do dia.
No cenário macroeconômico, os investidores aguardam com atenção a divulgação da ata da última reunião do Fed (Federal Reserve) e os desdobramentos da denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por tentativa de golpe de Estado em 2022.
Ibovespa recua com balanços nos destaques
O recuo do Ibovespa também acontecia em meio ao aumento nas taxas dos contratos de DI e à alta dos rendimentos dos Treasuries, enquanto a temporada de resultados no Brasil trazia os números de GPA, Carrefour Brasil e Iguatemi (IGTI11), divulgados na noite anterior.
Além disso, o mercado monitorava novas ameaças de tarifas impostas pelo presidente dos EUA, Donald Trump, envolvendo setores como automóveis, semicondutores e produtos farmacêuticos.
A repercussão da decisão da PGR de denunciar Bolsonaro por sua participação na tentativa de golpe de Estado também estava no radar.
EUA
Os principais índices de ações em Nova York iniciaram o dia em queda, com os investidores aguardando a ata da reunião de janeiro do Fed (Federal Reserve) e avaliando novas ameaças tarifárias lançadas por Donald Trump.
Entre as ações, a Home Depot viu uma queda de 1,7%, enquanto as da Sherwin-Williams recuaram 1,2%.
O S&P 500 se afastava de seu recorde de ontem, com o setor de materiais liderando as perdas, registrando uma queda superior a 1% e o pior desempenho dentro do índice.
Cotação dos índices dos EUA:
Dow Jones: -0,32%
S&P 500: -0,05%
Nasdaq: -0,13%