Acompanhamento da bolsa

Ibovespa opera em queda com cenário político e Jackson Hole; dólar sobe

Por volta das 12h20 (horário de Brasília), o Ibovespa recuava 0,28%, aos 134.293,96 pontos, segundo dados da B3

Ibovespa
Foto: Ibovespa/CanvaPro

O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores nacional, a B3, opera em alta nesta quinta-feira (21), pressionado os desdobramentos do cenário político local. Investidores seguem analisando as mensagens recuperadas do celular do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no curso das investigações da Polícia Federal, ao passo que a nova pesquisa eleitoral da Genial/Quaest, divulgada nesta manhã, reforça a popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

As ações de bancos continuam sendo pressionadas pelas dúvidas sobre a aplicação da Lei Magnitsk em território nacional.

Por volta das 12h20 (horário de Brasília), o Ibovespa recuava 0,28%, aos 134.293,96 pontos, segundo dados da B3.

Já o dólar comercial avançava 0,19% no mesmo horário, cotado a R$ 5,48.

Cenário Local

Na avaliação de especialistas, esse é um momento de maior volatilidade do mercado nacional, com o volume transacionado na bolsa na véspera, reforçando o nível de incertezas.

No radar política, o presidente Lula está liderando os cenários de primeiro turno, ampliando sua vantagem no segundo turno em relação aos principais, de acordo com a pesquisa Genial/Quaest divulga nesta quinta-feira (21)

Isso ocorre em um cenário em que ex-presidente Jair Bolsonaro é apontado como principal opositor, Lula alcança 34% das intenções de voto, contra 28% de Bolsonaro. No segundo turno, o petista vence 47% contra 35% do ex-presidente. 

Além disso, vale lembrar que Bolsonaro está inelegível até 2030, por decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Além disso, outro tema que toma destaque deste pregão é a aplicação da Lei Magnitsky, uma legislação dos EUA que possibilita impor sanções a pessoas acusadas de corrupção ou violações de direitos humanos.

Cenário Externo

No exterior, assim como no Brasil, o foco no início do simpósio do Fed (Federal Reserve) em Jackson Hole. Operadores evitam grandes movimentos, com o foco sobre o discurso do chair do Fed, Jerome Powell, marcado para sexta-feira (22), já que ele tem o potencial de movimentar o mercado, uma vez que operadores buscam indicações sobre a probabilidade de um corte de juros nos EUA em setembro.

Os preços do petróleo avançam nesta quinta, ao passo que quedas maiores que o esperado nos estoques de petróleo bruto e combustível nos EUA, o maior consumidor mundial de petróleo, apoiaram as expectativas de demanda estável.

As cotações do minério de ferro na China fecharam em alta, após os cortes obrigatórios na produção, implementados em razão de um desfile militar na China, parecerem menos severos e de duração mais curta do que o previsto, aliviando preocupações com a demanda.

Cotação dos índices dos EUA

Dow Jones: -0,20%

S&P 500: -0,16%

Nasdaq: -0,14%