O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira, a B3, opera em queda durante esta quarta-feira (10), reagindo aos dados econômicos divulgado nos EUA nesta manhã.
Por volta das 12h40 (horário de Brasília), o Ibovespa apresentou perdas de 0,35%, aos 128.140 pontos.
Ao seguir a mesma direção do Ibovespa, o dólar comercial também ocupava um patamar positivo, com alta de 1,39%, cotado a R$ 5,07.
Ibovespa acompanha quedas do exterior reagindo aos dados
Em março, o índice de preços ao consumidor (CPI) registrou um aumento de 0,4%, superando as expectativas de 0,3% e mantendo-se igual ao valor observado em fevereiro. Ao longo dos últimos doze meses até março, o CPI aumentou em 3,5%, ultrapassando as expectativas de alta de 3,4% e superando os 3,2% registrados em fevereiro.
O dado apresenta um contraste em relação ao IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), a medida oficial de inflação no País, que desacelerou para 0,16% em março, seguindo uma alta de 0,83% em fevereiro. No acumulado do ano, o IPCA registra um aumento de 1,42%, enquanto nos últimos 12 meses a alta é de 3,93%.
Destaca-se também nesta quarta-feira (10), o rebaixamento da perspectiva da China pela Fitch para negativa, embora tenha mantido a classificação A+, prevendo uma desaceleração do crescimento econômico.
EUA
Os principais índices em Nova York operam em queda, nesta quarta-feira (10). As bolsas reagem ao CPI americano acima das projeções, acendendo um alerta sobre as expectativas de cortes de juros, que, de junho, passam para o segundo semestre, em setembro.
Cotações dos índices:
Dow Jones: -1,25%
S&P 500: -1,09%
Nasdaq: -1,11%