O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira, a B3, passa a cair, após abrir com ganhos no pregão desta segunda-feira (21).
Por volta das 13h09 (horário de Brasília) o marcador recuava 0,03%, aos 130.454 pontos.
Já o dólar comercial apresenta uma performance contrária do índice, ao passo em que avançava 0,02%, cotado a R$ 5,69.
O dólar à vista, que havia atingido picos no início da sessão, se desvalorizou ao longo da manhã, e os juros futuros caíram de forma expressiva.
Essa movimentação foi influenciada por declarações do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, que destacou a desconfiança do mercado em relação ao cenário fiscal.
“Há falta de confiança em parte do mercado de que o arcabouço fiscal entregue promessas”,, comentou Campos Neto. Segundo ele, para que os juros possam cair de forma sustentada, é necessário um “choque na área fiscal.”
Ibovespa abre em alta após medidas monetária na China
O Ibovespa abriu o pregão com ganhos quase generalizados, liderados pelas ações da Vale, após o anúncio de novas medidas de flexibilização monetária na China.
O aumento nos preços do minério de ferro e do petróleo impulsionou os papéis ligados a commodities, enquanto ações voltadas ao mercado doméstico também registraram alta, beneficiadas pela queda dos juros futuros de longo prazo.
EUA
Nos EUA, as bolsas começaram a semana em queda, refletindo a falta de novos indicadores econômicos para guiar as negociações, mantendo o foco dos investidores nos resultados trimestrais das empresas.
Além disso, cresce a expectativa de que o ciclo de cortes de juros nos Estados Unidos seja menos intenso, em meio ao aumento das apostas de que Donald Trump possa vencer a eleição presidencial de 7 de novembro.
A possível reeleição de Trump é vista como um fator potencialmente inflacionário para a economia americana.
Cotação dos índices dos EUA:
Dow Jones: -0,70%
S&P 500: -0,43%
Nasdaq: -0,14%