Acompanhamento

Ibovespa opera em queda com fiscal no radar; dólar sobe

O índice também é impactado pelas ações da Vale (VALE3) e Petrobras (PETR4), que são influenciadas pelo recuo no preço das commodities

Foto: Freepik
Foto: Freepik

O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira, a B3, opera com recuos no pregão desta terça-feira (15), enquanto o mercado demonstra apreensão com cenário fiscal.

Por volta das 12h15 (horário de Brasília) o marcador recuava 0,05%, aos 130.936 pontos.

Já o dólar comercial seguia o sentido contrário do índice, ao passo que avançava consideravelmente 1,13%, cotado a R$ 5,64.

No cenário externo, tanto o dólar quanto os rendimentos dos títulos do Tesouro dos EUA (Treasuries) estão em queda após o feriado de Columbus Day, influenciados por dados econômicos fracos nos EUA e pela espera de novos sinais do Federal Reserve sobre a trajetória da política monetária. Com isso, o Ibovespa registra leve avanço no mercado local.

Ibovespa recua pressionado por Vale e Petrobras

O Ibovespa está operando com leve queda, impactado pelas ações da Vale (VALE3) e Petrobras (PETR4), que são influenciadas pelo recuo no preço das commodities e pela expectativa em torno do relatório de produção da Vale.

No entanto, os papéis de empresas cíclicas domésticas estão em alta, impulsionados pelo otimismo dos investidores com as possíveis medidas de contenção de gastos por parte do governo.

EUA

Em Nova York, as bolsas abriram mistas, com o índice Dow Jones pressionado pela queda acentuada das ações da Unitedhealth, que caem quase 10%, apesar de resultados financeiros melhores do que o esperado.

A desvalorização é causada pelo aumento de custos após um ataque cibernético que a empresa sofreu, levando o Dow Jones a perder o patamar recorde atingido no dia anterior.

Cotação dos índices dos EUA:

Dow Jones: -0,27%

S&P 500: -0,34%

Nasdaq: -0,76%