Ibovespa opera em queda com receio fiscal; dólar avança

O índice reflete ajustes ao novo cenário de juros mais altos, enquanto os dados econômicos indicam um início de quarto trimestre melhor

Foto: Freepik
Foto: Freepik

O Ibovespa, principal índice do mercado acionário nacional, opera em queda durante o pregão desta sexta-feira (13), com mercado atento ao risco fiscal que domina o radar.

Por volta das 12h56 (horário de Brasília), o marcador apresentava uma queda de 0,38%, aos 125.546 pontos.

Já o dólar comercial seguia sentido contrário da Bolsa, ao passo que avançava 0,94%, cotado a R$ 6,04.

Ibovespa instável em meio a apreensão na política e dados favoráveis

O Ibovespa apresentava leve instabilidade nesta sexta-feira (13), refletindo ajustes de mercado ao novo cenário de juros mais altos no Brasil, enquanto os dados econômicos indicam um início de quarto trimestre melhor do que o esperado para a atividade econômica.

Na quinta-feira (12), o índice encerrou o pregão com um recuo de 2,74%, interrompendo uma sequência de três altas consecutivas. 

O movimento foi influenciado pela decisão do Banco Central de intensificar o aperto monetário, elevando a Selic em 1 ponto percentual, e sinalizando uma postura ainda mais restritiva à frente, em meio às persistentes preocupações fiscais.

Entre os destaques desta manhã no cenário doméstico, o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado uma prévia do PIB, registrou crescimento de 0,1% em outubro em relação ao mês anterior, superando a estimativa de queda de 0,2% apontada em pesquisa da Reuters.

EUA

No exterior, os principais índices de Wall Street abriram em alta, com o otimismo em torno da inteligência artificial renovado após uma previsão positiva da Broadcom (NASDAQ: AVGO), que impulsionava as ações do setor de semicondutores.

Cotação dos índices dos EUA:

Dow Jones: -0,10%

S&P 500: -0,02%

Nasdaq: -0,07%