Acompanhamento

Ibovespa opera em queda e vai para os 130 mil pts; dólar sobe

A apreensão fiscal dos investidores guia o tom do índice

Foto: Freepik
Foto: Freepik

Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira, opera em queda durante o primeiro pregão da semana. Nesta segunda-feira (23) os agentes de mercado demonstraram tensão em relação às previsões de gastos orçamentários do Governo Federal.

Por volta das 12h50 (horário de Brasília) o marcador recuava 0,31%, aos 130.658 pontos.

Já o dólar comercial seguia no sentido contrário do índice e avançava 0,28%, cotado a R$ 5,53.

O dólar comercial começou as operações desta segunda-feira com uma valorização acentuada frente ao real. O pessimismo em relação à moeda brasileira é impulsionado pelas preocupações do mercado quanto à sustentabilidade da dívida pública do Brasil. 

A apreensão fiscal dos investidores se reflete não apenas no câmbio — com o real figurando entre as moedas de pior desempenho em comparação com outras —, mas também nos juros de longo prazo, que estão em alta nesta manhã e contribuindo para o aumento da inclinação da curva. A queda no preço do minério de ferro também exerce pressão sobre o real.

Ibovespa inicia semana em queda com aumento dos temores fiscais

A crescente preocupação com as questões fiscais resultou em um novo aumento nos juros futuros nos prazos mais longos, além de um desempenho mais fraco dos ativos de risco, o que fez o Ibovespa operar no campo negativo no início desta manhã.

EUA

Em Wall Street, as principais bolsas tentam sustentar ganhos no início da semana, enquanto os investidores se preparam para uma agenda econômica movimentada, que inclui dados sobre a inflação do índice de gastos com consumo (PCE) e discursos de dirigentes do Fed (Federal Reserve).

Cotação dos índices dos EUA:

Dow Jones: +0,03%

S&P 500: +0,35%

Nasdaq: +0,33%