Acompanhamento da Bolsa

Ibovespa opera em queda em dia de baixa liquidez; dólar cai

O marcador segue pressionado pelo movimento de alta do rendimento dos títulos americanos

The screen showing data about the financial crisis because of the coronavirus
The screen showing data about the financial crisis because of the coronavirus

O Ibovespa, principal índice do mercado acionário braisleiro, registra queda estendendo as perdas iniciadas no pregão desta sexta-feira (17).

Por volta das 13h41 (horário de Brasília), o marcador recuava 0,32%, aos 127.872 pontos.

O dólar comercial também seguia o ritmo de perdas, com recuo de 0,32%, cotado a R$ 5,11.

O dia é de baixa liquidez, com o mercado refletindo, pelo terceiro dia seguido, a demissão de Prates mantém as ações da estatal no negativo. 

Outro fator de queda é que o marcador segue pressionado pelo movimento de alta do rendimento dos títulos americanos e dos juros futuros no mercado nacional. 

Ibovespa segue fluxo do mercado estrangeiro

O Ibovespa iniciou o pregão com movimentações laterais, refletindo a baixa liquidez característica do começo do dia, enquanto os investidores aguardam as declarações dos dirigentes do Federal Reserve (Fed). 

O aumento dos rendimentos dos Treasuries e seu impacto na curva de juros local pressionam negativamente a bolsa brasileira. 

Apesar dos dados positivos da China e das medidas adotadas pelo banco central chinês, que impulsionam as ações ordinárias da Vale (+0,75%), esse avanço não é suficiente para manter o índice no território positivo. As ações preferenciais da Petrobras (-0,16%) e as ordinárias (-0,46%) operam em queda.

EUA

As bolsas de Nova York abriram praticamente estáveis nesta sexta-feira (17), após a queda registrada na véspera que seguiu novos recordes históricos dos três principais índices de Wall Street. 

Sem novos estímulos no momento, os investidores estão atentos aos comentários de Christopher Waller, diretor do Fed (Federal Reserve) e uma das vozes mais conservadoras do atual Fomc (Comitê Federal de Mercado Aberto).

Cotação dos índices dos EUA:

Dow Jones: +0,11%

S&P 500: -0,02%

Nasdaq: -0,03%