Acompanhamento da Bolsa

Ibovespa opera em queda, puxado por Petrobras (PETR4); dólar recua

Nos EUA, o mercado responde ao dados divulgado nesta manhã de desemprego

Ibovespa opera em queda
Foto: Freepik/Reprodução

O Ibovespa, principal índice do mercado acionário brasileiro, opera no vermelho e zera os ganhos registrados no início da sessão desta quinta-feira (7).

Por volta das 13h11 (horário de Brasília), o marcador recuava 0,42%, aos 128.351 pontos.

Em linha com o Ibovespa, neste mesmo horário, o dólar comercial recuava 0,19%, cotado a R$ 4,93.

Ibovespa é puxado por queda da Petrobras (PETR4)

O Ibovespa é movimentado por respostas do mercado aos resultados trimestrais, bem como as expectativas sobre outros.

O destaque negativo vai para a Petrobras (PETR4), que tem seu balanço divulgado após o fechamento do mercado desta quinta-feira (7) e, junto com os dados referentes ao balanço do último trimestre de 2023, também serão anunciados os dividendos extraordinários pela estatal petrolífera. A atenção do mercado se volta aos dividendos da companhia.

A concentração se dá após o CEO da companhia, Jean Paul Prates, destacar a necessidade de cautela com o pagamento de dividendos, o que causou uma queda imediata no preço das ações.

“Acreditamos que a correção do preço das ações observada indica que os investidores estão significativamente mais céticos em relação à possibilidade de um dividendo extraordinário ser anunciado em 7 de março”, avaliaram Bruno Amorim, João Frizo e Guilherme Costa Martins, analistas do Goldman Sachs, em relatório enviado ao mercado.

EUA

Nos EUA, o mercado responde ao dados divulgado nesta manhã de desemprego. O número de pedidos de auxílio-desemprego nos EUA permaneceu estável em 217 mil na semana encerrada em 2 de março, após o dado da semana anterior ter sido revisado para cima, de 215 mil para 217 mil, conforme pesquisa divulgada nesta quinta-feira (7) pelo Departamento do Trabalho do País. 

 Os mercados financeiros estão sendo impulsionados por um forte apetite por risco, refletido pelo aumento nas bolsas de Nova York e da Europa.  Em Wall Street, esse movimento é influenciado por indicadores que apontam para um enfraquecimento do mercado de trabalho nos EUA, uma das condições que podem levar o Federal Reserve a considerar cortes nas taxas de juros. Enquanto isso, o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, está participando de uma audiência no Senado. 

Cotação dos índices dos EUA:

Dow Jones: +0,35%

S&P 500: +0,79%

Nasdaq: +1,15%