Acompanhamento do mercado

Ibovespa opera estável; dólar cai após anúncio de intervenção do BC

As commodities robustas impulsionam o Ibovespa, enquanto o aumento das taxas de juros futuros tanto no Brasil quanto nos EUA

Ibovespa recua
Ibovespa ronda estabilidade (Foto: unsplash)

O Ibovespa, principal índice do mercado acionário braisleiro, opera rondando a estabilidade mas performando queda nesta terça-feira (2).

Por volta das 13h11 (horário de Brasília) o índice recuava 0,18%, aos 126.765 pontos.

No mesmo sentido que o Ibovespa, o dólar comercial tem registrado queda de 0,11%, cotado a R$ 5,05.

A cotação da moeda norte-americana responde ao anúncio do BC (Banco Central) de realizar um leilão adicional de até 20 mil contratos de swap cambial, o equivalente a US$ 1 bilhão. 

Ibovespa é apoiado por commodities

As commodities robustas impulsionam o Ibovespa, enquanto o aumento das taxas de juros futuros tanto no Brasil quanto nos EUA, em meio às expectativas de uma abordagem mais cautelosa da política monetária americana, exerce uma pressão negativa sobre as ações. Esse cenário resulta em um equilíbrio instável, sem vantagens claras em nenhum dos lados.

Nesse cenário, as ações ordinárias da Vale (VALE3)  registra um avanço de 0,41%, impulsionada pela alta do minério de ferro no mercado internacional, enquanto Petrobras (PETR4) e (PETR3) sobem respectivamente 0,53% e 0,70%, refletindo os ganhos do petróleo Brent.

No entanto, diante das expectativas de uma postura mais cautelosa na política monetária dos Estados Unidos, ações como Casas Bahia (BHIA3) e CVC (CVCB3) enfrentam quedas significativas de 4,76% e 2,93%, respectivamente.

EUA

As bolsas de Nova York iniciaram a terça-feira (2)com uma queda acentuada, influenciadas pelos dados robustos da economia dos EUA. 

Os dados levaram o mercado a reavaliar suas expectativas em relação à política monetária do Fed (Federal Reserve). 

Após o índice forte de gerentes de compras (PMI) do setor industrial americano, os investidores diminuíram as probabilidades implícitas na curva de juros de um possível corte já em junho.

Cotação dos índices dos EUA:

Dow Jones : -1,20%

S&P 500 : -1,02%

Nasdaq : -1,39%