Acompanhamento do mercado

Ibovespa opera instável digerindo dados no Brasil; dólar avança

a redução nos rendimentos dos títulos norte-americanos contribui para uma queda do apetite ao risco

Ibovespa
Ibovespa / Foto: Freepik

O Ibovespa, principal índice do mercado financeiro brasileiro, opera com oscilação durante o último pregão desta semana. 

Por volta das 12h13 (horário de Brasília), desta sexta-feira (12) o índice recuava 0,33%, aos 126.975 pontos.

O dólar comercial opera na contramão do índice, com alta de 1,04%, cotado a R$ 5,14.

O dólar continua em alta, acompanhando a tendência internacional e se aproximando de um avanço significativo ao longo da semana. 

As cotações ultrapassam os R$ 5,14, impulsionadas pelos dados de inflação ao consumidor dos EUA, que foram divulgados no início da semana e reduziram as expectativas de um afrouxamento monetário do Fed (Federal Reserve) ainda neste semestre.

Ibovespa é influenciado pelo exterior

O desempenho do Ibovespa repercute o cenário externo. Isso porque a redução nos rendimentos dos títulos americanos está contribuindo para uma diminuição do apetite ao risco, especialmente após uma semana marcada por alta volatilidade nas taxas locais. 

Além disso, os investidores estão analisando o desempenho abaixo do esperado no volume de serviços prestados em fevereiro, conforme divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

EUA

Os principais índices do mercado de ações de Nova York registram quedas nesta sexta-feira (12), influenciados pelo início da divulgação dos resultados trimestrais de alguns dos principais bancos dos EUA, marcando o início da temporada de balanços.

Cotação dos índices dos EUA:

Dow Jones: -0,83%

S&P 500: -0,89%

Nasdaq: -1,05%