Abertura

Ibovespa oscila após PIB do Brasil; dólar cai

Ibovespa / Freepik
Ibovespa / Freepik

Ibovespa, principal índice do mercado acionário brasileiro, iniciou o pregão desta sexta-feira (1), oscilando, com leve alta de 0,03%, aos 129.057 pontos, por volta das 10h15 (horário de Brasília). Os investidores repercutindo o PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro, que ficou estável (0,0%) no quarto trimestre de 2023 ante o trimestre anterior e alta de 2,2% ante mesmo período do ano passado, fechando o ano com alta foi de 2,9%. 

Acompanhando as oscilações do Ibovespa, o dólar comercial opera em queda de 0,09%, cotado a R$ 4,96 às 10h15 (horário de Brasília).

Dados econômicos movimentam Ibovespa

As atenções desta sexta-feira (1), estão voltadas para a divulgação dos dados do PIB, o dia ainda conta com uma palestra do diretor de Política Monetária do Banco Central, Gabriel Galípolo em evento promovido pelo Money Report, em São Paulo, enquanto o presidente da autarquia, Roberto Campos Neto, se reúne com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que pode mexer com o Ibovespa.

EUA

Os índices futuros dos EUA operam mistos, após os principais índices fecharem em alta na véspera, quando inflação PCE veio em linha com as expectativas do mercado, reforçando apostas de corte de juros no meio do ano pelo Federal Reserve (Fed).

Cotação dos índices futuros dos EUA:

Dow Jones Futuro: -0,03%

S&P 500 Futuro: + 0,13%

Nasdaq Futuro: +0,32%

Bolsas asiáticas

Na Ásia, maior parte das bolsas fecharam em alta, com recordes em Tóquio e Sydney, já a China avança sob as expectativas de mais medidas que estímulo após resultados da atividade manufatureira. 

O índice japonês Nikkei liderou os ganhos, avançando 1,90% em Tóquio, a 39.910,82 pontos. Esse foi o novo pico histórico, com auxílio de papéis de setores financeiro e eletrônico.

Shanghai SE (China), +0,39%

Nikkei (Japão): +1,90%

Hang Seng Index (Hong Kong): +0,47%

Kospi (Coreia do Sul): -0,37%

ASX 200 (Austrália): +0,61%

Bolsas europeias

Na Europa, os papéis operam em alta, com os olhos voltados para indicadores inflacionários na zona do euro. Às 7h, foi divulgado que o índice de preços ao consumidor registrou alta de 2,6%, superando a previsão de economistas ouvidos pela Reuters, que aguardavam crescimento de 2,5% na base anual. 

FTSE 100 (Reino Unido): +0,66%

DAX (Alemanha): +0,49%

CAC 40 (França): +0,08%

FTSE MIB (Itália): +1,15%

STOXX 600: +0,50%

Radar corporativo que mexem com Ibovespa

A nova bolsa de valores sendo desenvolvida pela Mubadala Capital para competir com a B3 terá sua sede no Rio de Janeiro e está programada para iniciar suas operações no segundo semestre de 2025. Claudio Pracownik, ex-executivo da Ágora e da Genial Investimentos, será o presidente.

Após se tornar a maior de semicondutores, chegando aos US$ 2 trilhões em valor de mercado, a NVidia (NVDC34) engatou uma corrida entre empresas de tecnologia.