O Ibovespa, principal índice da B3, Bolsa de Valores brasileira, inicia a sessão desta segunda-feira (25) no entre perdas e ganhos sem direção definida, com investidores aguardando pela divulgação da ata da última reunião do Copom na terça (26).
Por volta das 10h15 (horário de Brasília), o Ibovespa opera em leve alta 0,05%, aos 127.087 pontos.
Na contramão do Ibovespa, o dólar comercial operava em queda. Neste mesmo horário, a moeda norte-americana caia 0,35%, aos R$ 4,98.
Ibovespa é movimentada por agenda econômica
Os investidores aguardando pela divulgação da ata da última reunião do Copom amanhã, que trará detalhes acerca da decisão de redução de 0,50 ponto percentual (p.p.) na taxa Selic na semana passada, além de dados de inflação nos EUA.
Já na quinta-feira (28), será a vez do Relatório de Inflação, o primeiro do ano, com novas estimativas para a economia brasileira, seguido de entrevista do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e do diretor de Política Econômica, Diogo Guillen. Atenção ainda para a última semana da temporada de balanços.
EUA
Nas bolsas dos EUA, os índices futuros operam em queda na sessão desta segunda-feira (25), na contramão do Ibovespa. Apesar disso, o mercado americano está prestes a completar seu quinto mês consecutivo de ganhos, com os principais índices de referência de ações alcançando novos níveis históricos de fechamento na semana passada.
Cotação dos índices futuros dos EUA:
Dow Jones Futuro: -0,13%
S&P 500 Futuro: -0,33%
Nasdaq Futuro: -0,57%
Bolsas asiáticas
As bolsas asiáticas encerraram o dia em queda nesta segunda-feira (25), com as bolsas chinesas aguardando novos dados econômicos e a bolsa de Tóquio recuando após atingir recentes máximas históricas.
Shanghai SE (China), -0,71%
Nikkei (Japão): -1,16%
Hang Seng Index (Hong Kong): -0,16%
Kospi (Coreia do Sul): -0,40%
ASX 200 (Austrália): +0,53%
Bolsas europeias
Enquanto isso, as bolsas europeias operam de forma mista e sem direção clara na manhã do primeiro dia útil da semana.
Com uma agenda fraca para o dia e uma semana encurtada devido ao feriado da Sexta-feira Santa, os investidores no continente europeu estarão atentos às declarações dos dirigentes dos principais bancos centrais nas próximas horas, em busca de possíveis comentários sobre política monetária ou perspectivas econômicas.
FTSE 100 (Reino Unido): -0,31%
DAX (Alemanha): 0,04%
CAC 40 (França): -0,26%
FTSE MIB (Itália): 0,40%
STOXX 600: +0,37%
Radar corporativo que movimenta o Ibovespa
O Magalu (MGLU3) agendou uma assembleia geral ordinária e extraordinária para o próximo dia 24 de abril, na qual os acionistas discutirão a proposta de grupamento das ações na proporção de 10 para 1.
A Vivara (VIVA3) deve anunciar, nesta segunda-feira (25), um novo CEO, após reação negativa do mercado com eleição de Nelson Kaufman pelo Conselho Administrativo da empresa. A informação é do Brazil Journal.