Acompanhamento da Bolsa

Ibovespa oscila com cenário fiscal sob foco; dólar perde força

O índice avança com impulso da valorização das ações da Vale

Foto: reprodução
Foto: reprodução

O Ibovespa, principal índice do mercado acionário brasileiro, opera com oscilações durante o pregão desta quinta-feira (7) com o mercado concentrando atenções concentradas no cenário fiscal nacional.

Por volta das 12h59 (horário de Brasília) o marcador apresentava uma alta de 0,29%, aos 130.720 pontos.

Já o dólar comercial seguia o sentido contrário do índice e perdia força frente ao real. Neste mesmo horário a moeda norte-americana apresentava recuo de 0,35%, cotado a R$ 5,65.

Ibovespa sobe à espera de corte de gastos e Fed 

O Ibovespa registrava alta nesta quinta-feira, impulsionado pela valorização das ações da Vale, que se beneficiavam do avanço do preço do minério de ferro no mercado internacional.

Braskem também apresentava ganhos de cerca de 2% após divulgar seus resultados trimestrais.

Enquanto o mercado ainda processava a eleição de Donald Trump como presidente dos EUA, a expectativa agora se voltava para a decisão de política monetária do Federal Reserve, prevista para as 16h (horário de Brasília).

A maioria dos investidores aposta em uma redução da taxa de juros em 0,25 ponto percentual, para uma faixa de 4,5% a 4,75%, após um corte de 0,50 ponto em setembro. O presidente do Fed, Jerome Powell, deve falar sobre a decisão às 16h30.

EUA

Os principais índices de ações de Wall Street alcançaram máximas históricas nesta quinta-feira (7), antes da aguardada decisão do Federal Reserve sobre a taxa de juros, ampliando o forte rali impulsionado pelo surpreendente retorno de Donald Trump à presidência dos EUA para um segundo mandato.

Os operadores já esperam um corte de 25 pontos-base nos juros, mas estão atentos às declarações dos membros do Fed para avaliar possíveis direções para a política de flexibilização monetária.

As expectativas de que Trump adotará medidas de corte nos impostos corporativos e simplificação das regulamentações impulsionaram os três principais índices na sessão anterior, que agora mantinham negociação em níveis recordes.

Cotação dos índices dos EUA:

Dow Jones: +0,05%

S&P 500: +0,64%

Nasdaq: +1,27%

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile