O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira, a B3, iniciou o pregão desta quinta-feira (6) oscilando, com atenção às falas do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e do diretor de Política Monetária, Gabriel Galípolo
Por volta das 10h15 (horário de Brasília) o marcador subia com leveza 0,02%, aos 121.513 pontos.
O dólar comercial seguia o padrão oposto, com quedas de 0,21%, cotado a R$ 5,28.
Atenção do Ibovespa está voltada ao Banco Central
As atenções estão voltadas para as declarações do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, às 9h, e do diretor de Política Monetária, Gabriel Galípolo, às 12h.
No cenário internacional, a expectativa é pelo primeiro corte de juros pelo Banco Central Europeu em quase cinco anos.
Às 11h, os diretores do Banco Central, Diogo Abry Guillen e Ailton De Aquino Santos, participarão da apresentação e da coletiva de imprensa do Relatório de Economia Bancária.
EUA
Em Wall Street, os índices futuros operam de forma mista, enquanto os investidores aguardam o relatório de sexta-feira sobre as folhas de pagamento não-agrícolas de maio.
Eles buscam sinais de enfraquecimento no mercado de trabalho, o que poderia justificar cortes nas taxas de juros pelo Federal Reserve (Fed). Os dados da ADP sobre as folhas de pagamento privadas, divulgados na quarta-feira, indicaram uma desaceleração nas contratações.
Cotação dos índices futuros dos EUA:
Dow Jones Futuro: -0,02%
S&P 500 Futuro: -0,01%
Nasdaq Futuro: +0,12%
Bolsas asiáticas
Os mercados da Ásia e do Pacífico encerraram a quinta-feira majoritariamente em alta, seguindo Wall Street, que registrou recordes ontem devido ao entusiasmo em torno da tecnologia de inteligência artificial (IA) e às expectativas de cortes de juros nos EUA.
Shanghai SE (China), -0,54%
Nikkei (Japão): +0,55%
Hang Seng Index (Hong Kong): +0,28%
Kospi (Coreia do Sul): +1,03%
ASX 200 (Austrália): +0,68%
Bolsas europeias
Os mercados europeus estão em alta, com investidores esperando que o Banco Central Europeu (BCE) reduza as taxas de juros na zona do euro pela primeira vez desde setembro de 2019.
FTSE 100 (Reino Unido): +0,32%
DAX (Alemanha): +0,47
CAC 40 (França): +0,31%
FTSE MIB (Itália): +0,55%
STOXX 600: +0,54%
Radar corporativo que movimenta o Ibovespa
A Zamp (ZAMP3), dona das redes de fast-food Burger King e Popeys, anunciou, nesta quinta-feira (6), a aquisição das operações brasileiras do Starbucks por R$ 120 milhões.
A Casas Bahia (BHIA3) anunciou, na quarta-feira (5), que está enfrentando pedidos de impugnação ao seu plano de recuperação judicial por parte da Opea Securitizadora e a Pentágono Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários.
A gigante norte-americana Mars está comprando o restante da rede brasileira de hospitais veterinários PetCare. A aquisição está sendo realizada por meio de sua subsidiária internacional VCA. O processo já foi comunicado ao Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).