Abertura de mercado

Ibovespa oscila com payroll muito abaixo do esperado; dólar cai

Mercado também digere a pesquisa sobre produção industrial brasileira, que mostrou alta em setembro frente a agosto

Ibovespa
Foto: Freepik

Ibovespa, principal índice acionário brasileiro, iniciou o último pregão da semana, nesta sexta-feira (1), oscilando, após o resultado do Payroll, nos EUA, vir muito abaixo das expectativas.

Por volta das 10h10 (horário de Brasília), o índice apresentava avanço de 0,010%, aos 129.837 pontos.

dólar comercial, por sua vez, seguia uma performance no sentido contrário, com recuo de 0,19%, cotado a R$ 5,7706.

O mercado também digere a pesquisa do IBGE ( (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) sobre a produção industrial em setembro, que mostrou alta frente a agosto. O dado é um indicativo do quanto a economia brasileira está aquecida e, consequentemente, do quanto a inflação está sendo pressionada.

Segundo a pesquisa, a indústria brasileira subiu 1,1% em setembro ante agosto, quando foi registrada taxa de crescimento de 0,2% (revisado após divulgação inicial de 0,1%). Os resultados ficaram acima das expectativas em pesquisa da Reuters de altas mensal de 0,9% e de 2,8% na base anual.

Payroll fraco movimenta o Ibovespa

Os EUA criaram apenas 12 mil vagas de trabalho fora do setor agrícola no mês de outubro, bem abaixo do esperado pelos analistas, segundo o payroll divulgadoo nesta sexta-feira (1) pelo Departamento do Trabalho.

A expectativa da pesquisa da Reuters era de que economia norte-americana abrisse 113 mil vagas de emprego no mês passado, depois de 254 mil em setembro.

As projeções, contudo, já eram de desaceleração em meio a interrupções causadas por furacões e greves de trabalhadores de fábricas aeroespaciais.

Enquanto isso, a previsão de que a taxa de desemprego tenha permanecido em 4,1% em outubro foi confirmada.

O payroll é o dado sobre o mercado de trabalho norte-americano favorito do Fed (Federal Reserve) e, por isso, estava sendo aguardado ansiosamente por investidores, ainda mais diante de uma decisão sobre o juros se aproximando. Nos próximos dias 6 e 7 de novembro, o Fomc (Federal Open Market Comittee), equivalente ao Copom (Comitê de Política Monetária).

Os dados do payroll cravaram no mercado a certeza de cautela por parte do Fed quanto ao corte, ou seja, de 0,25 p.p, diante do notório arrefeicimento do mercado de trabalho dos EUA.

Índices futuros dos EUA

Dow Jones Futuro: +0,21%

S&P 500 Futuro: +0,30%

Nasdaq Futuro: +0,43%

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile