
Em um pregão com agenda esvaziada e desempenho misto das commodities, o Ibovespa, principal índice acionário, opera com oscilação, mesmo com a leve valorização da Petrobras. A queda ocorre após o índice ter registrado um fechamento histórico no dia anterior.
Por volta das 14h05 (horário de Brasília) o índice recuava 0,08%, aos 139.518 pontos.
Já o dólar comercial apresentava ganhos um pouco mais certeiros, ao passo que avançava 0,24%, cotado a R$ 5,66.
O dólar iniciou o pregão recuando frente às principais moedas, enquanto apresenta comportamento misto diante das divisas emergentes.
O mercado deve reagir ao encontro marcado para as 14h entre Haddad e Galípolo, após o ministro ter encaminhado propostas de medidas fiscais ao presidente Lula.
Ações ganham espaço com alta do Ibovespa
A valorização de 4% do Ibovespa em abril contribuiu para um leve aumento na alocação em ações por parte desse público, com a fatia passando de 7,58% para 7,87%.
Outro indicativo de maior apetite por risco foi o crescimento da participação da categoria “outros” — que inclui, por exemplo, as criptomoedas — na composição da carteira. Esses ativos representavam 4,23% em março e avançaram para 4,65% em abril.
Em contrapartida, os fundos multimercados registraram redução no período, com sua participação caindo de 28,92% para 28,44% entre março e abril.
EUA
Em Nova York, os índices também iniciavam a sessão em queda, com os investidores atentos às declarações dos “Fed boys” ao longo do dia, além dos debates em torno da dívida.
Donald Trump esteve no Capitólio, onde declarou que qualquer republicano que votasse contra os cortes de impostos “não permaneceria no partido por muito tempo”.
Cresce entre investidores a percepção de que os ativos americanos podem ter desempenho inferior em comparação com os mercados globais. Alguns estrategistas de Wall Street acreditam que as ações europeias devem superar as americanas nos próximos meses.
Ele também advertiu sobre um possível aumento de “68%” nos impostos caso os cortes não fossem aprovados, garantindo ainda que “não haveria alterações no Medicaid, no Medicare ou na Previdência Social”. Essas falas elevaram os rendimentos dos Treasuries para as máximas da sessão.
Cotação dos índices dos EUA:
Dow Jones: -0,29%
S&P 500: -0,28%
Nasdaq: -0,20%