O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira, a B3, opera com oscilações no pregão desta quinta-feira (19), o “Day after” da “superquarta”, quando ocorreu a decisão sobre os juros do Brasil e dos EUA.
Por volta das 12h (horário de Brasília, o marcador defendia o patamar positivo, ao apresentar uma leva alta de
Já o dólar comercial seguia o sentido oposto do índice, o passo que recuava
A moeda norte-americana reflete a percepção dos agentes financeiros sobre a postura mais austera do Banco Central em relação ao combate à inflação.
Ibovespa visa estabilidade após decisão do Copom e do Fed
O Ibovespa perdeu os ganhos e se aproxima da estabilidade ao final da manhã desta quinta-feira, impactado principalmente pela alta nos juros futuros de longo prazo, que exerce pressão sobre as ações ligadas ao mercado interno.
Esse movimento vem após a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom), que ontem aumentou a taxa básica de juros em 0,25 ponto percentual.
O comunicado, considerado rígido pelos analistas, destacou preocupações com o forte ritmo da economia e com o risco de desancoragem das expectativas inflacionárias.
EUA
Nas principais praças financeiras de Nova York, as bolsas avançam mais de 1% nesta quinta-feira.
A alta ocorre após o Federal Reserve (Fed) surpreender parte do mercado ao cortar sua taxa de juros em 0,50 ponto percentual, para o intervalo de 4,75% a 5,00% ao ano.
Além disso, dados positivos do mercado de trabalho publicados mais cedo impulsionam o otimismo dos investidores.
Cotação dos índices dos EUA:
Dow Jones: +0,99%
S&P 500: +1,71%
Nasdaq: +2,58%