O Ibovespa, principal índice do mercado acionário Brasileiro, opera com ganhos após uma abertura de queda, nesta terça-feira (18).
Por volta das 12h47 (horário de Brasília), o índice subia 0,45%, aos 119.675 pontos.
Já o dólar comercial passou a cair, após várias sessões com inúmeras valorização. Neste mesmo período, a moeda norte-americana apresentava um recuo de 0,33%, cotado a R$ 5,40.
O índice DXY, que mede o valor do dólar em relação a uma cesta de moedas, apresentava uma queda de 0.07%, aos 105.262 pontos.
Risco local, Lula e exterior movimentam Ibovespa
Na véspera da reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central para decidir sobre a taxa de juros, o Ibovespa tende a refletir a percepção de risco no cenário doméstico e no mercado internacional.
Os investidores estão atentos aos recentes discursos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, bem como aos dados econômicos recém-divulgados nos EUA e às declarações esperadas de autoridades do Fed (Federal Reserve).
EUA
Os mercados de Nova York começaram a terça-feira (18) com leves ganhos, à medida que os investidores analisam os dados de vendas no varejo e produção industrial dos Estados Unidos referentes a maio. Além disso, estão atentos às declarações dos dirigentes do Federal Reserve (Fed).