
O Ibovespa, principal índice do mercado acionário do país, a B3, opera no negativo ao fim da manhã desta quarta-feira (14), embora o início do pregão tenha sido caracterizado pela estabilidade.
Mesmo no negativo, o índice mantém a forte pontuação na faixa dos 138 mil pontos, sustentado principalmente por papéis ligados ao consumo interno e ao setor financeiro.
Por volta das 12h53 (horário de Brasília) o Ibovespa apresentava um recuo de 0,17%, aos 138.746 pontos.
Já o dólar comercial seguia o sentido contrário do índice ao passo que subia 0,16%, cotado a R$ 5,61.
No câmbio, o dólar mostrava pouca variação no início do dia, após ter encerrado a véspera no menor patamar de fechamento em sete meses.
Petrobras, JBS e Vale limitam avanço do índice
Apesar do movimento positivo durante a manhã, ações de grandes empresas como Petrobras, JBS e Vale exerciam pressão de baixa sobre o índice. Os papéis preferenciais da Petrobras (PETR4) caíam 0,93%, acompanhando a queda dos preços do petróleo no mercado internacional.
As ações da JBS (JBSS3) recuavam 4,55%, mesmo após a empresa divulgar aumento de lucro no balanço divulgado ontem. Segundo a Genial Investimentos, o desempenho não agradou: “sem sal”, comentou a casa, apontando que houve “queima de fluxo de caixa mais intenso” do que o esperado.
Já a Vale (VALE3), mesmo com a alta de quase 2,5% nos preços do minério de ferro na bolsa de Dalian, operava em leve queda de 0,22%, limitando o fôlego do Ibovespa devido ao seu peso relevante no índice.
Do lado positivo, as ações da B3 (B3SA3) avançavam 0,54%, e o Itaú (ITUB4) registrava alta de 0,38%, ajudando a sustentar o desempenho do mercado no início do pregão.
Rali do Ibovespa desacelera, mas viés positivo persiste
O movimento contido do Ibovespa ocorre após o S&P 500 acumular valorização de cerca de 22% desde as mínimas intradiárias registradas no mês passado.
Apesar da trajetória de alta ainda estar presente, analistas destacam que o ímpeto dos ganhos vem diminuindo, com o mercado à espera de novos impulsos.
“A melhora na amplitude do mercado e o aumento do impulso de alta refletem o medo de ficar de fora, à medida que os investidores saem da inércia. As ações estão um pouco esticadas no curto prazo, mas veríamos recuos modestos que confirmem suporte como oportunidades de compra”, afirmou Craig Johnson, estrategista do banco de investimentos Piper Sandler.
Bolsas de NY abre estável em busca de novos catalisadores
Os principais índices acionários dos EUA operam com variações discretas nesta quarta-feira (14), em uma sessão marcada por cautela após o forte rali observado nas últimas semanas.
O S&P 500, referência do mercado americano, oscilava perto da estabilidade, com leve alta de 0,04%, aos 5.888 pontos. O Dow Jones subia 0,15%, aos 42.203 pontos, enquanto o Nasdaq, impulsionado por ações de tecnologia, avançava 0,38%, aos 19.082 pontos.
Cotação dos índices dos EUA:
Dow Jones: -0,08%
S&P 500: +0,57%
Nasdaq: +1,11%