Mercado

Ibovespa perde força e recua para 130 mil pts; dólar avança

Nos EUA, as bolsas de Nova York recuam desde a abertura do pregão desta quarta

Após um pregão de significativos  ganhos, o Ibovespa, principal índice do mercado acionário brasileiro, iniciou o pregão em queda e seguiu estendendo as perdas.

Por volta das 12h39 (horário de Brasília), o marcador do Ibovespa recuava 0,56%, aos 130.957 pontos.

Neste mesmo horário o dólar comercial avançava 0,52%, cotado a R$ 4,95.

Ibovespa zera ganhos da véspera

O Ibovespa zerou os ganhos da véspera, que registrou o maior ganho nos últimos 40 dias.

O mercado avalia o PIB (Produto Interno Bruto) dos EUA no quarto trimestre de 2023. O indicador pode influenciar nas apostas para a política monetária do país e ajudar a calibrar expectativas para a inflação preferida do BC americano.

Ainda no âmbito doméstico, as ações da Vale (VALE3) tem estendido as perdas desde o início do pregão do Ibovespa. Os papéis são impactados com a fala do Presidente Lula, que afirmou que a mineradora não pode ter monopólio. Ao meio-dia, os papéis ordinários da mineradora recuavam 1,33%, cotados a R$ 66,58.

Nos EUA, as bolsas de Nova York recuam desde a abertura do pregão desta quarta-feira (28), puxadas por um movimento de venda de ações do setor de tecnologia após o rali recente. 

Além disso, a modesta revisão do PIB dos Estados Unidos, por sua vez, não provocou uma resposta contundente do mercado.

Isso por que o PIB norte-americano apresentou um crescimento de 3,2% no quarto trimestre de 2023, essa cifra ficou ligeiramente abaixo da primeira estimativa, revelada em janeiro, e também abaixo da expectativa dos analistas, conforme o consenso LSEG, que projetava um aumento de 3,3% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior.

Cotação dos índices dos EUA:

Dow Jones: -0,35%

S&P 500: -0,24%

Nasdaq: -0,50%

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile