Ibovespa pode avançar com vendas de fim de ano

Bolsa pode ser impactado positivamente diante das vendas das varejistas listadas na B3

Ibovespa pode avançar com vendas de fim de ano
Foto: Divulgação

Com o período natalino, o Ibovespa pode ser impactado positivamente diante das vendas das varejistas listadas na B3. Empresas brasileiras e internacionais aguardam que o período apresente um desempenho favorável em ganhos para os investidores.

A Black Friday é um movimento que também pode auxiliar no desempenho das empresas do segmento de varejo no mercado financeiro. Conforme um estudo da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), os e-commerces do Brasil devem movimentar R$ 6,38 bilhões nas 24 horas da próxima sexta-feira (26), período em que acontece o dia promocional (veja mais aqui).

O número apresentado pela ABComm corresponde a uma alta de 25,1% ante ao mesmo período de 2020, quando as vendas somaram R$ 5,1 bilhões, segundo levantamento da Neotrust.

O especialista em e-commerce João Figueiredo avaliou que as vendas serão boas e que os varejistas estão se preparando há meses. Figueiredo ressaltou ainda que muitas pessoas podem acabar não indo às compras por preocupação com a saúde, devido a pandemia, porém, ele diz que o impacto da Black Friday não deve ser subestimado, pois “ainda é uma ótima data para as vendas” (confira as expectativas dos especialistas para o período aqui).

Conforme o Estadão, entre os destaques internacionais de empresas do varejo: Amazon (NASDAQ: AMZN, B3: AMZO34), Mercado Livre (NASDAQ: MELI, B3: MELI34), Alibaba (NASDAQ: BABA, B3: BAB34). Já no Brasil, estão: Magazine Luiza (MGLU3), Lojas Americanas (LAME4 e AMER3) e Via (VIIA3).

No período, os investidores passam a olhar com mais atenção as companhias do setor de comércio, mirando nos possíveis benefícios mediante a um bom desempenho do volume de vendas. O analista da BP Money, Nathan Meirelles, fala sobre a importância de avaliar os dados de uma companhia que pretende aplicar, refletindo a estratégia de compra de ações, levando também em conta se o papel está em linha com suas intenções de longo ou curto prazo (veja mais aqui). 

Em relação as vendas natalinas, uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), junto a Offer Wise Pesquisas, estima que com o avanço da vacinação, 123,7 milhões de pessoas devem ir às compras no Natal em 2021. Segundo os dados, é projetado que R$ 68,4 bilhões possa ser injetados na economia. 

De acordo com o Poder 360, o levantamento aponta que os consumidores têm intenção de comprar 4,5 presentes em média para dar de presente no Natal, e o ticket médio de cada presente será de R$ 122,78. 49% das pessoas que vão comprar presentes no período deseja desembolsar até R$ 150 por produto.