Ibovespa pode avançar com vendas de fim de ano

Bolsa pode ser impactado positivamente diante das vendas das varejistas listadas na B3

Com o período natalino, o Ibovespa pode ser impactado positivamente diante das vendas das varejistas listadas na B3. Empresas brasileiras e internacionais aguardam que o período apresente um desempenho favorável em ganhos para os investidores.

A Black Friday é um movimento que também pode auxiliar no desempenho das empresas do segmento de varejo no mercado financeiro. Conforme um estudo da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), os e-commerces do Brasil devem movimentar R$ 6,38 bilhões nas 24 horas da próxima sexta-feira (26), período em que acontece o dia promocional (veja mais aqui).

O número apresentado pela ABComm corresponde a uma alta de 25,1% ante ao mesmo período de 2020, quando as vendas somaram R$ 5,1 bilhões, segundo levantamento da Neotrust.

O especialista em e-commerce João Figueiredo avaliou que as vendas serão boas e que os varejistas estão se preparando há meses. Figueiredo ressaltou ainda que muitas pessoas podem acabar não indo às compras por preocupação com a saúde, devido a pandemia, porém, ele diz que o impacto da Black Friday não deve ser subestimado, pois “ainda é uma ótima data para as vendas” (confira as expectativas dos especialistas para o período aqui).

Conforme o Estadão, entre os destaques internacionais de empresas do varejo: Amazon (NASDAQ: AMZN, B3: AMZO34), Mercado Livre (NASDAQ: MELI, B3: MELI34), Alibaba (NASDAQ: BABA, B3: BAB34). Já no Brasil, estão: Magazine Luiza (MGLU3), Lojas Americanas (LAME4 e AMER3) e Via (VIIA3).

No período, os investidores passam a olhar com mais atenção as companhias do setor de comércio, mirando nos possíveis benefícios mediante a um bom desempenho do volume de vendas. O analista da BP Money, Nathan Meirelles, fala sobre a importância de avaliar os dados de uma companhia que pretende aplicar, refletindo a estratégia de compra de ações, levando também em conta se o papel está em linha com suas intenções de longo ou curto prazo (veja mais aqui). 

Em relação as vendas natalinas, uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), junto a Offer Wise Pesquisas, estima que com o avanço da vacinação, 123,7 milhões de pessoas devem ir às compras no Natal em 2021. Segundo os dados, é projetado que R$ 68,4 bilhões possa ser injetados na economia. 

De acordo com o Poder 360, o levantamento aponta que os consumidores têm intenção de comprar 4,5 presentes em média para dar de presente no Natal, e o ticket médio de cada presente será de R$ 122,78. 49% das pessoas que vão comprar presentes no período deseja desembolsar até R$ 150 por produto. 

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