Acompanhamento da Bolsa

Ibovespa recua após Copom mais cauteloso; dólar sobe

O otimismo do mercado de ações de Nova York persiste no pregão desta quinta

Ibovespa
Foto: Pexels

O Ibovespa, principal índice do mercado acionário brasileiro, opera em baixa com os investidores assimilando o tom de cautela por parte do Copom (Comitê de Política Monetária).

Por volta das 13h02 (horário de Brasília) desta quinta-feira (21), o índice registrava a mínima da sessão, até o momento, com queda de 0,63%, aos 128.308 pontos.

No sentido contrário, o dólar comercial levava o pregão em um ritmo de ganhos, com alta de 0,11%, retornando do patamar abaixo dos R$5, cotado a R$ 4,98.

Ibovespa sofre pressão negativa de cautela do Copom

O Ibovespa oscila pouco, impulsionado por empresas de mineração e siderurgia, mas pressionado para baixo pelo comunicado recente do Banco Central. 

As ações ordinários da Vale (VALE3) se valorizavam +0,86%) ação com maior peso no índice, segue o aumento de 2,7% no minério de ferro na bolsa de Dalian, contribuindo para o desempenho positivo. 

Entretanto, a mudança no guidance do Copom, retirando a indicação de cortes futuros na taxa Selic, impacta negativamente o mercado.

O aumento da incerteza no panorama inflacionário, devido a fatores internos e externos, levou o BC a reduzir a indicação de cortes de juros de 0,5 ponto percentual, agora aplicável apenas à próxima reunião, não às duas seguintes. 

No entanto, não houve mudanças significativas no cenário básico para a inflação, conforme indicado anteriormente por membros do Copom em declarações recentes. Isso implica que os cortes de juros planejados pelo Copom em janeiro, embora não precisamente conhecidos, permanecem em vigor.

EUA

O otimismo do mercado de ações de Nova York persiste no pregão desta quinta-feira (21), após a reação positiva à postura menos conservadora do Fed (Federal Reserve) em sua decisão de juros na última quarta-feira (20). 

Enquanto isso, o dólar se fortalece em relação às principais moedas, impulsionado pela perspectiva de que o diferencial de juros continuará favorável à moeda americana, especialmente após as decisões de política monetária dos bancos centrais europeus nesta manhã.

Cotação dos índices dos EUA:

Dow Jones: +0,29%

S&P 500: +0,49%

Nasdaq: +0,91%