Acompanhamento da Bolsa

Ibovespa recua com incertezas fiscais no radar; dólar avança

O índice também reflete a desvalorização do minério de ferro em Dalian, além da incerteza quanto ao pacote de gastos do governo

Foto: Canva
Foto: Canva

O Ibovespa, principal índice acionário nacional, opera em queda durante o primeiro pregão desta segunda-feira (11), com o mercado demonstrando ansiedade em torno do pacote de cortes prometido pela pasta econômica do governo há duas semanas. 

Por volta das 12h05 (horário de Brasília), o marcador opera no negativo, com uma desvalorização de 0,22%, aos 127.549 pontos.

Já o dólar comercial seguia no sentido contrário e estendia os ganhos acumulados nas últimas sessões. No mesmo horário a moeda norte-americana avançava 0,82%, cotada a R$ 5,78.

Ibovespa é puxado pela Vale (VALE3)

O Ibovespa abre em queda nesta segunda-feira, refletindo a desvalorização do minério de ferro em Dalian e a incerteza quanto ao pacote de gastos do governo. 

As ações da Vale (VALE3) sofrem nova baixa, pressionando o índice, enquanto a elevação dos juros futuros impacta negativamente os papéis ligados ao ciclo econômico.

Entre as maiores quedas, CSN ON recua 1,79% e Vale ON perde 1,52%. Magazine Luiza ON registra a maior queda do índice, com desvalorização de 3,02%.

No lado positivo, PetroReconcavo ON avança 2,21%, impulsionada por resultados positivos no terceiro trimestre, apesar da queda do petróleo no mercado internacional, enquanto JBS ON sobe 1,92%.

EUA

Os principais índices de Wall Street iniciaram a segunda-feira em níveis recordes, impulsionados pelo otimismo em torno dos cortes de impostos propostos e pela expectativa de um ambiente regulatório mais favorável, após a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais dos EUA, o que segue favorecendo a alta das ações.

Cotação dos índices dos EUA:

Dow Jones: +1,11%

S&P 500: +0,20%

Nasdaq: -0,28%