O Ibovespa, principal índice do mercado acionário nacional, a B3, opera no vermelho na sessão desta terça-feira (23), com o mercado recalculando suas expectativas sobre os juros, que já vinha apresentando um desânimo com o impacto do cenário externo na economia nacional.
Por volta das 12h46 (horário de Brasília) o índice recuava 0,59%, aos 124.834 pontos.
Neste mesmo período, o dólar comercial ia no mesmo sentido de queda, com um recuo mais significante de 0,31%, cotado a R$ 5,15.
Ibovespa corresponde aos dados econômicos e Focus
O Ibovespa tem seu desempenho de queda como reflexo do pessimismo do radar fiscal. Isso por que o Boletim Focus, divulgado pelo BC (Banco Central) nesta terça-feira ( 23), revelando uma piora na expectativa da inflação neste (3,73%, de 3,71%) e no próximo ano (3,60%, de 3,56%).
Além disso, a previsão para a taxa básica de juros, Selic, apresentou uma alta de 9,13% para 9,50%; enquanto em 2025 passou de 8,50% para 9%.
Por outro lado, ainda no radar econômico, a arrecadação federal de impostos registrou recorde para o mês em toda a série histórica.
O recolhimento de impostos avançou 7,2% em março deste ano, comparado a 2022, somando R$ 190,611 bilhões. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (23) pela Receita Federal.
Além disso, o mercado assimila as falas do presidente da República, Lula, que realizou uma coletiva na manhã desta terça-feira (23) e tocou em tópicos da economia, estatal e sucessão da presidência do Banco Central.
Na ocasião, o chefe de estado afirmou que a economia brasileira vai crescer mais do que todas as previsões dos especialistas.
Lula também afirmou que a Petrobras (PETR3; PETR4) está “tranquila” e negou que a estatal tenha enfrentado uma crise, apesar dos embates recentes entre o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e o CEO da empresa, Jean Paul Prates.
Sobre a a transição do presidente do Banco Central, que atualmente é Roberto Campos Neto, Lula disse que “tem que decidir se antecipo nome para o BC“.
EUA
Lá fora, na manhã desta terça-feira, 23, os mercados de ações em Nova York começam em alta, com investidores analisando os mais recentes relatórios financeiros divulgados por empresas americanas desde a noite passada até esta manhã.
O foco do dia recai sobre a Tesla, que divulgará seus resultados após o fechamento do mercado.
Cotação dos índices dos EUA:
Dow Jones: +0,51%
S&P 500: +1,05%
Nasdaq: +1,44%