Acompanhamento da Bolsa

Ibovespa recua com piora das previsões para economia; dólar acelera

Os investidores atentos à deterioração das previsões econômicas apresentadas no Boletim Focus

Foto: Canva
Foto: Canva

O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira, a B3, opera em queda durante o pregão desta segunda-feira (23).

Por volta das 12h10 (horário de Brasília) o marcador apresentava um forte recuo de 1,14%, aos 120.673 pontos.

Já o dólar comercial seguia o sentido contrário do índice, ao passo que avançava 1,35%, cotado a R$ 6,15. A moeda norte-americana voltou a se valorizar em meio a um ambiente de maior incerteza.

Ibovespa recua com Focus no radar

O Ibovespa estende as perdas do início da sessão desta segunda-feira (23) em queda, com os investidores atentos à deterioração das previsões econômicas apresentadas no Boletim Focus, enquanto tentam avaliar como será a gestão de Gabriel Galípolo à frente do Banco Central.

No principal índice da Bolsa, as ações dos bancos pressionaram para baixo, refletindo a piora do cenário. As preferenciais do Bradesco (BBDC4) caíam 0,97%, enquanto os papéis do Itaú (ITUB4) recuavam 1,49%.

No exterior, os mercados reagiram ao acordo no Congresso dos EUA, que evitou a paralisação do governo (“shutdown”).

O entendimento bloqueou a proposta do ex-presidente Donald Trump de aumentar o teto da dívida até 2025, confirmando as expectativas que começaram a se formar na última sexta-feira.

Essa decisão trouxe alívio aos investidores, beneficiando os mercados asiáticos e europeus nesta segunda-feira, 23.

EUA

Nesta segunda-feira (23), os principais índices de Wall Street seguiam sem uma tendência definida, marcando o início de uma semana mais curta devido ao feriado.

O mercado reagia à aprovação de um projeto de lei de financiamento do governo, que impediu uma paralisação parcial, enquanto os investidores analisavam a perspectiva de cortes de juros mais moderados por parte do Federal Reserve no ano que vem.

Cotação dos índices dos EUA:

Dow Jones: -0,35%

S&P 500: -0,02%

Nasdaq: +0,20%

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile