Acompanhamento da Bolsa

Ibovespa recua em dia de queda firme do commodities; dólar sobe

O índice reflete as baixas no preço do petróleo e do minério de ferro no mercado internacional

Foto: Freepik
Foto: Freepik

O Ibovespa, principal índice do mercado acionário brasileiro, opera em queda durante o pregão desta terça-feira (10), influenciado pelo recuo nos preços do petróleo. 

Por volta das 13h03 (horário de Brasília) o marcador recuava 0,45%, aos 134.131 pontos.

Já o dólar comercial seguia o sentido contrário do índice, ao passo em que avançava 1,07%, cotado a R$ 5,64.

No mercado de câmbio, o real, após manter certa estabilidade, começou a se desvalorizar mais intensamente frente ao dólar. 

Esse movimento acompanha a tendência das moedas emergentes, com o fortalecimento do dólar no exterior, enquanto os investidores aguardam dados de inflação nos EUA e o debate presidencial, que acontece nesta terça-feira (10) à noite.

Ibovespa recua com petróleo enquanto mercado analisa IPCA

O Ibovespa iniciou a terça-feira em queda, refletindo as baixas no preço do petróleo e do minério de ferro no mercado internacional. 

Com isso, ações de grandes empresas do índice, como Vale e Petrobras, sofrem perdas. Os juros de longo prazo também avançam, impactando ações de companhias voltadas para o mercado doméstico.

Além disso, investidores avaliam o resultado do IPCA de agosto, que apresentou uma queda de 0,02%, surpreendendo positivamente as expectativas. 

Especialistas ouvidos pelo BP Money apontam que a leitura do IPCA de agosto em nada muda a postura do BC para a reunião do Copom, visto que as pressões inflacionárias permanecem.

O foco também está no aguardado debate presidencial nos Estados Unidos entre Donald Trump e Kamala Harris.

EUA

Os principais índices de Wall Street operam de maneira mista nesta terça-feira, com os mercados à espera tanto do debate presidencial americano quanto dos dados de inflação (CPI), que serão divulgados amanhã.

Cotação dos índices dos EUA:

Dow Jones: -0,84%

S&P 500: -0,40%

Nasdaq: -0,35%

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile