
O Ibovespa, principal índice de ações da Bolsa brasileira, iniciou as operações desta segunda-feira (24) em queda, em meio a investidores elevando suas expectativas sobre um possível corte de juros pelo Fed (Federal Reserve) já em dezembro. Além disso, o BC (Banco Central do Brasil) também segue no radar de investidores locais.
Os mercados globais aguardam indicadores que devem balizar movimentações de ações e política monetária norte-americana, incluindo a divulgação dos dados de vendas no varejo e preços ao produtor nos EUA. Os operadores estão animados com a expectativa de redução de juros nos EUA, mesmo que as autoridades da autarquia norte-americana estejam divididas sobre os próximos passos.
Por volta das 10h10 (horário de Brasília), o Ibovespa registrava queda de 0,11%, aos 154.595,98. Já o dólar comercial operava em queda de 0,33%, a R$ 5,38.
Ibovespa segue compasso de Wall Street
Na última sexta-feira (21), o presidente do Fed de Nova York, John Williams, afirmou que a taxa de juros pode cair “no curto prazo”, reforçando a ideia de que pode haver um corte já em dezembro.
No cenário local, o presidente do BC, Gabriel Galípolo, palestra em almoço da Febraban (Federação Brasileira de Bancos), em São Paulo. Além disso, outros diretores da autarquia participam do evento, que deve contar ainda com a presença do secretário-executivo da Fazenda, Dario Durigan.
Ainda no cenário nacional, a projeção de inflação para 2025 voltou a cair nesta semana, como apontou o Boletim Focus divulgado nesta manhã pelo BC. A estimativa para o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) recuou de 4,46% para 4,45% e, para o PIB (Produto Interno Bruto), subiu para 2,16%. A Selic (taxa básica de juros) para o próximo ano segue em 15%, completando 22 semanas de estabilidade.
No radar político, está a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro pela PF (Polícia Federal), após decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal). A prisão preventiva foi “motivada por novos elementos que indicam risco concreto de fuga e ameaça à ordem pública”.
Agenda do dia
Indicadores
▪️ 06h00 – Alemanha: Índice Ifo de sentimento das empresas em novembro
▪️ 08h00 – FGV: IPC-S semanal
▪️ 08h25 – BC: Relatório Focus
▪️ 10h30 – Receita: Arrecadação federal de outubro
▪️ 10h30 – Fed de Chicago: Índice de atividade nacional de outubro
▪️ 11h00 – Planejamento: Coletiva sobre relatório bimestral de receitas e despesas
▪️ 15h00 – Secex: Balança comercial semanal
Eventos
▪️ Japão: Feriado mantém mercados fechados
▪️ África do Sul: Lula e Haddad participam das comemorações de 50 anos das relações diplomáticas entre os dois países
▪️ 08h00 – STF: Primeira turma avalia se mantém prisão de Bolsonaro
▪️ 10h30 – BC realiza dois leilões de linha de até US$ 2 bilhões no total
▪️ 11h50 – Eslováquia: Christine Lagarde (BCE) discursa
▪️ 12h00 – Galípolo faz palestra no almoço anual de dirigentes de bancos, na Febraban