Acompanhamento da Bolsa

Ibovespa recua para menor patamar dos últimos 7 meses; dólar sobe

O índice reflete um pregão marcado por perdas generalizadas nos ativos locais

Foto: Freepik
Foto: Freepik

O Ibovespa, principal índice acionário da Bolsa de Valores brasileira, a B3, opera em quada durante o primeiro pregão da semana. 

Pela primeira vez em sete meses, o índice apresenta o pior desempenho, ao tocar na casa dos 118 mil pontos. Antes disso, essa performance só havia sido registrada no inicio de novembro de 2023.

Por volta das 12h11 (horário de Brasília) desta segunda-feira (17) o marcador recuava 0,71%, aos 118.807 pontos.

Já o dólar comercial caminha para direção oposta, com ganhos de 0,60%, cotado a R$ 5,41.

O índice DXY, que mede o valor do dólar em relação a uma cesta de moedas, apresentava um recuo de 0.05%, aos 105.459 pontos.

Ibovespa recua em meio à piora das expectativas de inflação

O Ibovespa abriu o dia em queda, refletindo um pregão marcado por perdas generalizadas nos ativos locais.

A piora nas expectativas de inflação e o aumento das projeções para a taxa Selic, conforme indicado no boletim Focus, aumentam a cautela do mercado antes da decisão de juros do Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central, que será anunciada na quarta-feira.

De acordo com uma pesquisa do Valor, a maioria dos agentes de mercado acredita que a taxa básica de juros será mantida em 10,50%.

EUA

As bolsas de Nova York iniciaram a segunda-feira (17) em queda, com os índices S&P 500 e Nasdaq recuando após as altas recordes da semana anterior. Mas a queda logo se converteu, por volta do meio-dia, os índices operam no azul.

Os investidores estão atentos a novos indicadores e aos comentários dos dirigentes do Fed (Federal Reserve), buscando entender o rumo do mercado diante do impulso recente das ações relacionadas à inteligência artificial generativa.

Cotação dos índices dos EUA:

Dow Jones: +0,12%

S&P 500: +0,20%

Nasdaq: +0,17%