O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira, a B3, opera no verde, mas sem avançar nos ganhos registrados no início do pregão desta terça-feira (28).
Por volta das 13h05 (horário de Brasília) o índice apresentava um leve avanço de 0,20%, aos 124.742 pontos.
Já o dólar comercial seguia o caminho contrário, registrando perdas proporcionais ao ganho do índice. Nesse mesmo período, a variação negativa da moeda norte-americana era de 0,30%, cotado a R$ 5,15.
Ibovespa é impulsionado por IPC-15 e alta da Petrobras (PETR4)
Os agentes da bolsa acompanham a ‘prévia da inflação’ de maio e as primeiras declarações de Magda Chambriard como presidente da estatal.
Especialistas consultados pelo BP Money apontam que o resultado abaixo do esperado não é sinal para relaxar.
O IPCA-15, prévia da inflação oficial do país, avançou para 0,44% em maio, ante alta de 0,21% no mês de abril, informou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nessa terça-feira (28).
Para o analista André Colares, porém, isso não é um sinal para relaxar, principalmente porque ainda é desconhecido o impacto das enchentes do Rio Grande do Sul (RS) na economia.
“Além disso, ainda estamos acima da meta de 3% e os Estados Unidos pode subir ainda mais os juros, o que levaria ainda mais capital para o país e desvalorização das demais moedas, inclusive o real. Isso poderia impactar nos preços das importações atreladas ao dólar e, consequentemente, impactaria na inflação”, destacou Colares.
No entanto, permanecem as incertezas em relação aos ciclos de afrouxamento monetário tanto no cenário local quanto nas principais economias globais.
EUA
Nesta terça-feira (28), Wall Street iniciou o primeiro pregão da semana. Isso porque as bolsas norte-americanas abriram na última segunda-feira (27), em função do feriado local, Memorial Day.
Os mercados de Nova York abriram sem direção única nesta terça-feira (28). O movimento misto e sem grande força ocorre à medida que os investidores aguardam por mais sinais sobre o futuro da política monetária do Fed (Federal Reserve) por meio de discursos de dirigentes da entidade e indicadores econômicos.
Cotação dos índices dos EUA:
Dow Jones: -0,44%
S&P 500: +0,13%
Nasdaq: +0,59%