O Ibovespa, principal índice do mercado acionário brasileiro, opera em queda nesta segunda-feira (5), em meio a queda dos mercados globais com medo da recessão nos EUA.
Por volta das (horário de Brasília) o marcador recuava
Já o dólar comercial seguia o sentido contrário do índice, com avanço de
Ibovespa opera em queda firme em meio a aversão a risco global
O Ibovespa inicia a sessão em forte queda, refletindo um clima global de aversão ao risco devido às temidas perspectivas de recessão nos EUA.
A desvalorização do petróleo também impacta negativamente as ações de empresas relevantes no índice, como Petrobras, cujas ações ordinárias recuam 3,03%, e Vale ON, que perde 2,01%.
EUA
No Wall Street conseguiu reduzir um pouco as perdas após a divulgação do índice de gerente de compras (PMI) de serviços de julho pelos EUA pelo S&P Global.
Os principais índices de Nova York estão em declínio acentuado, seguindo uma tendência negativa observada nos mercados asiáticos, com o índice Nikkei, da bolsa de Tóquio, registrando uma queda superior a 12%.
O relatório mostrou que o setor de serviços continua robusto, com um aumento nos novos pedidos, o que elevou a confiança dos negócios e estimulou novas contratações.
O PMI de serviços para julho foi de 55, ligeiramente abaixo dos 55,3 de junho. O PMI composto também caiu, de 54,8 para 54,3.
Ambos os índices permanecem acima do ponto de 50, indicando expansão em vez de contração.
Cotação dos índices dos EUA:
Dow Jones: -2,33%
S&P 500: -2,46%
Nasdaq: -2,49%