Ibovespa
Ibovespa sobe 1% na semana e fecha perto dos 138 mil pontos. (Foto: CanvaPro)

O Ibovespa, principal índice de ações da Bolsa brasileira, renovou sua máxima histórica intradiária no pregão desta segunda-feira (10).

Por volta das 12h39 (horário de Brasília), o índice subia 0,66%, aos 155.075,80 pontos.

Já o dólar comercial seguia ritmo contrário, recuando 0,34% no mesmo horário, cotado a R$5,31.

O índice caminha para registrar seu 11º recorde nominal e completar 14 pregões consecutivos de alta, na maior sequência de ganhos em 31 anos.

Cenário doméstico e expectativas para a inflação

No cenário doméstico, o indicador tem sido impulsionado por expectativas positivas para a inflação. Pela manhã, o Boletim Focus apontou que economistas projetam que o IPCA de 2025 encerrará o ano em 4,55%.

Além disso, investidores aguardam a divulgação do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) de outubro e a ata da mais recente reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central, que devem orientar as apostas sobre os próximos passos da política monetária.

Ibovespa abre em alta e vai a 154 mil pontos de olho nos EUA; dólar cai

Ibovespa, principal índice acionário da Bolsa de Valores nacional, a B3 (B3SA3), iniciou o pregão desta segunda-feira (10) em alta, com investidores acompanhando um possível fim da paralisação do governo dos EUA. Em paralelo, no Brasil, os agentes do mercado devem acompanhar balanços corporativos em dia em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa da abertura da cúpula das Nações Unidas sobre o clima COP30, em Belém.

Por volta das 10h15 (horário de Brasília) o Ibovespa apresentava uma alta de 0,51%, aos 154.848,84 pontos. 

Já o dólar comercial seguia no mesmo sentido, por volta das 10h15 (horário de Brasília) a divisa caia 1,37%, a R$ 5,31. 

Nos primeiros montes do pregão, os ânimos nos mercados externos veio após o Senado dos EUA no domingo (9) avançar com uma medida que busca encerrar a paralisação histórica que já dura 40 dias e que busca financiar o governo até 30 de janeiro. 

Caso os termos do acordo sejam aprovados pelos senadores norte-americanos, a proposta deverá ainda passar pela Câmara dos Deputados para então ir à sanção do presidente dos EUA, Donald Trump, um processo que pode levar alguns dias.

Cotação dos índices dos EUA

Os índices norte-americanos operam em alta nesta segunda-feira (10), impulsionados pelo bom desempenho das ações de tecnologia e pelo otimismo em relação ao cenário econômico dos EUA, com expectativas de avanço na resolução do impasse fiscal

Dow Jones: +0,03%

S&P 500: +1,71%

Nasdaq: +1,37%