Acompanhamento da Bolsa

Ibovespa renova máxima intradiária aos 135 mil pts; dólar recua

O índice avança quase 1%, com o cenário nacional e internacional no radar

Foto: Freepik
Foto: Freepik

O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira, a B3, estende os ganhos do início do primeiro pregão da semana. Os investidores acompanham tanto o cenário local quanto o âmbito internacional.

Por volta das 12h21 (horário de Brasília) desta segunda-feira (19) o marcador apresentava um ganho considerável de 0,95%, aos 135.226 pontos.

Já o dólar comercial seguia o sentido contrário do índice, ao passo em que recuava proporcionalmente 0,97%, cotado a R$ 5,41.

No mercado cambial, o dólar iniciou a semana com uma forte queda no exterior, refletindo expectativas de que o Fed (Federal Reserve) possa começar a cortar juros já em setembro. 

Esse cenário está gerando ajustes, com o euro alcançando sua maior valorização em mais de sete meses e o iene ganhando mais de 1%. 

Os investidores estão atentos ao Simpósio de Jackson Hole, que começa na sexta-feira, em busca de pistas sobre o ritmo do afrouxamento monetário nos EUA.

Ibovespa sobe apoiado por Vale e ações de bancos

O Ibovespa começou a semana em alta nesta segunda-feira (19), alcançando novas máximas intradiárias, impulsionado principalmente pelas ações da Vale (VALE3) e do setor bancário.

O movimento ocorre em meio à queda dos juros futuros de longo prazo, com investidores reagindo positivamente ao Boletim Focus, que indicou uma redução nas projeções do IPCA para 2025, e aguardando as declarações do diretor de política monetária do Banco Central, Gabriel Galípolo.

EUA

Em Wall Street, as bolsas abriram com ganhos modestos, sem grandes direcionadores imediatos, à medida que os investidores aguardam a ata da última reunião do Fed, prevista para quarta-feira (21), e o início do Simpósio de Jackson Hole na quinta-feira (22), quando o presidente do Fed, Jerome Powell, fará um discurso crucial na sexta-feira.

Cotação dos índices dos EUA:

Dow Jones: +0,40%

S&P 500: +0,24%

Nasdaq: +0,30%

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile