Acompanhamento da Bolsa

Ibovespa renova mínima de meses e tomba quase 2%; dólar decola

O índice é pressionado principalmente por ações de commodities, com destaque para Vale ON

Foto: Canva
Foto: Canva

O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira, a B3, opera em forte queda durante o pregão desta sexta-feira (8), enquanto o mercado segue ansioso pela divulgação do pacote fiscal prometido pelo Governo.

Por volta das 13h35 (horário de Brasília) o marcador apresentou uma queda considerável de 1,92%, aos 127.189 pontos.

Já o dólar comercial seguia o sentido contrário do índice, mas com a mesma intensidade. No mesmo período, a moeda norte-americana decolava 1,84%, cotado a R$ 5,77.

Ibovespa tem forte queda com risco fiscal e IPCA no radar

O Ibovespa chega perto de apresentar 2% de perda nas operações desta sexta-feira (8), refletindo o pessimismo nos ativos domésticos. 

O índice é pressionado principalmente por ações de commodities, com destaque para Vale ON, após o anúncio decepcionante de estímulos da China.

Além disso, as incertezas fiscais no Brasil e o IPCA de outubro, que superou as expectativas, impactam os juros futuros de longo prazo, afetando negativamente ações cíclicas domésticas.

O resultado do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) de outubro deixou um gosto amargo no mercado, levando a Bolsa de Valores brasileira, a B3, a iniciar o pregão desta sexta-feira (8) em queda – reflexo da preocupação dos investidores diante de um cenário de inflação extrapolada.

O índice acelerou para 0,56% em outubro, novamente acima das expectativas de analistas, que previam alta entre 0,51% e 0,53%. Nos últimos 12 meses, a inflação acumulada é de 4,76%, ultrapassando, assim, o teto de 4,5% estabelecido para a meta de 3%.

EUA

Nos EUA, o S&P 500 e o Dow apresentam alta nesta sexta-feira (8), apontando para a melhor semana do ano.

A vitória expressiva de Trump nas eleições fortalece apostas em uma agenda pro-negócios, enquanto um corte de juros esperado trouxe alívio para a economia americana.

Cotação dos índices dos EUA:

Dow Jones: +0,57%

S&P 500: +0,34%

Nasdaq: -0,06%