Exterior em alta

Ibovespa renova recorde intradiário após IPCA-15; dólar cai

O Ibovespa chegou a alcançar os 140 mil pontos, no entanto, a alta arrefeceu estava em 0,94%, aos 139.453, por volta das 14h11 (horário de Brasília)

Foto: Ibovespa/CanvaPro
Foto: Ibovespa/CanvaPro

O Ibovespa, principal índice acionário brasileiro, opera com avanço expressivo na metade da sessão desta terça-feira (27). O índice bateu um novo recorde intradiário, ao alcançar os 140 mil pontos, no entanto, a alta arrefeceu e chegou a 0,94%, aos 139.453 por volta das 14h11 (horário de Brasília).

Enquanto isso, o dólar comercial entrou em ritmo de queda, recuando 0,26%, a R$ 5,66. O movimento do Ibovespa e do câmbio está sob influência do resultado do IPCA-15 (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), que mostrou um alívio em maio.

O índice, que mede a inflação oficial do Brasil, subiu 0,36% em maio, um número 0,07 ponto percentual (p.p.) abaixo da taxa registrada em abril (0,43%). 

Conforme o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística),  a inflação já acumula alta de 2,80% em 2025, e de 5,40% em 12 meses, valor abaixo dos 5,49% observados nos 12 meses até abril.

Altas e Baixas do Ibovespa

Também por conta do ânimo dos investidores após o resultado do IPCA-15, os papéis de segmentos mais ligados à economia, como é o caso das varejistas, engataram alta neste pregão do Ibovespa.

Por volta das 14h (horário de Brasília), a Magalu (MGLU3) subia 2,65%, assim como o Assaí (ASAI3), que avançava 6,10%, as Lojas Renner (LREN3), que valorizava 4,55% e a Azzas 2154 (AZZ3), que subia 4,50%. No lado contrário, a Casas Bahia (BHIA3) enfrenta queda de 0,24%.

Já na linha das commodities, as ações ON e PN da Petrobras (PETR3;PETR4) atuavam com altas de 0,72% e 0,48%, assim como a Prio (PRIO3), que subia 0,41%, a PetroReconcavo (RECV3), que avançava 1,69% e Brava Energia (BRAV3), que valorizava 3,00%. 

Além disso, entre as mineradoras e siderúrgicas, a Usiminas (USIM5) operava com ganhos  de 3,74%, ao passo que a Gerdau (GGBR4), subia 3,39%. Porém, a Vale (VALE3) seguiu pelo caminho inverso, caindo 0,59%.

Com a queda do dólar, o setor de frigoríficos operava de forma mista, com altas de Minerva (BEEF3) e JBS (JBSS3) e quedas de BRF (BRFS3) e Marfrig (MRFG3).

Já os bancos também seguem o bom momento geral do Ibovespa e o apetite ao risco, com as ações de Itaú (ITUB4), Banco do Brasil (BBAS3) e Bradesco (BBDC4) acumulando ganhos, enquanto o Santander (SANB11) operava com perdas.

Índices do exterior

No exterior, os índices dos EUA operavam com altas expressivas, na sessão de retorno após o feriado do Memorial Day. O S&P 500 e o Nasdaq avançavam 1,88% e 2,28%, enquanto o Dow Jones valorizava 1,55%.

Já na Europa, os índices operavam mistos, com o DAX acumulando ganhos de 0,83%, o CAC 40 recuando levemente 0,02%, e o Stoxx 600 subindo 0,33%.