O Ibovespa, principal índice da B3, a Bolsa de Valores brasileira, opera com leve ganhos durante a sessão do primeiro dia útil da semana.
Por volta das (horário de Brasília), o marcador apresentava uma modesta alta de 0,03%, aos 125.165 pontos.
O dólar comercial, na contramão do Ibovespa, performa a sessão com perdas de 0,18%, cotado a R$ 5,19.
O mercado nacional opera, na primeira sessão da semana, em busca da estabilidade perdida durante os pregões da semana anterior, encerrada no dia 19.
Ibovespa é movimentado por Campos Neto no radar
Ao meio dia, o Ibovespa tem sessão marcada pela atenção dos agentes do mercado ao discurso do presidente do BC (Banco Central), Roberto Campos Neto.
Os posicionamentos da autoridade servem como pistas para os investidores anteciparem o posicionamento da autarquia monetária brasileira sobre a trajetória de juros no País.
A fala deve ser observada com atenção, após a guinada “hawkish” (agressiva, na tradução do inglês) da autoridade monetária brasileira na semana passada, durante os encontros de primavera do FMI (Fundo Monetário Internacional).
A divisão quanto à magnitude do corte na Selic na reunião de maio foi inserida no mercado, que já ajustou os modelos para uma taxa de juros mais alta no fim do ciclo, de 9,75%, como mostra pesquisa do Valor.
EUA
Em Nova York, os principais índices acionários apresentaram performance de alta nos primeiros momentos do pregão desta segunda-feira (22).
Lá fora, os investidores aguardam a divulgação de balanços de algumas das principais empresas de tecnologia dos EUA.
Em paralelo a isso, também toma parte da atenção do radar os dados de inflação do país, que serão divulgados nos próximos dias.
Cotação dos índices dos EUA:
Dow Jones: +0,11%
S&P 500: +0,28%
Nasdaq: +0,29%