O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira, abriu o pregão desta quarta-feira (7) em alta, sendo puxado pelo bom humor internacional, ao passo em que dá sequência de recuperação após o pânico que abalou os mercados no início da semana.
Por volta das 10h15 (horário de Brasília) o marcador avançava 0,49%, aos 126.882 pontos.
Já o dólar comercial iniciou o dia com ritmo de perdas, com um leve recuo de 0,62%, cotado a R$ 5,62.
Ibovespa sobe com sinalização positiva do BoJ
O Ibovespa reverbera a boa recepção do mercado sobre a noticia anunciada pelo vice-presidente do Banco do Japão, que afirmou com firmeza que o banco japonês não aumentará as taxas de juros enquanto os mercados permanecerem instáveis.
Suas declarações trouxeram alívio aos investidores globalmente, resultando em um impacto positivo no Brasil, nas bolsas de valores e no dólar.
No ambiente corporativo, os investidores estão analisando os balanços das empresas listadas, com ênfase no Itaú, que anunciou um lucro líquido ligeiramente superior às previsões dos analistas.
Ao final do dia, serão divulgados outros resultados trimestrais, incluindo os do Banco do Brasil e da Braskem.
EUA
Durante o after hours, as ações da Super Micro Computer caíram mais de 13% após a empresa de servidores divulgar lucros do quarto trimestre abaixo das expectativas dos analistas.
Já a Airbnb sofreu uma queda de 16% após apresentar resultados decepcionantes para o segundo trimestre.
Cotação dos índices futuros dos EUA:
Dow Jones Futuro: +0,79%
S&P 500 Futuro: +1,08%
Nasdaq Futuro: +1,35%
Bolsas asiáticas
Os mercados asiáticos encerraram em alta pela segunda sessão consecutiva, seguindo a queda global de segunda-feira, após o Banco do Japão anunciar que não elevará as taxas de juros enquanto os mercados financeiros estiverem instáveis.
Shanghai SE (China), +0,09%
Nikkei (Japão): +1,19%
Hang Seng Index (Hong Kong): +1,38%
Kospi (Coreia do Sul): +1,83%
ASX 200 (Austrália): +0,25%
Bolsas europeias
Na Europa, os mercados operam em alta, à medida que os investidores globais tentam se recuperar das perdas sofridas no início da semana.
FTSE 100 (Reino Unido): +0,87%
DAX (Alemanha): +1,30%
CAC 40 (França): +1,59%
FTSE MIB (Itália): +1,81%
STOXX 600: +1,27%