Acompanhamento da Bolsa

Ibovespa sobe apoiado pelo exterior; dólar avança

O índice segue apoiado pela expectativa de que o aguardado pacote de cortes de gastos seja anunciado ainda nesta semana

Foto: Pexels
Foto: Pexels

O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira, a B3, opera com ganhos durante o pregão desta terça-feira (26), sendo puxada pelo mercado internacional novaiorquino.

Por volta das 13h32 (horário de Brasília) o índice apresentava um avanço de 0,65%, aos 129.880 pontos.

O dólar comercial seguia o mesmo sentido da bolsa, ao passo em que subia 0,17%, cotado a R$ 5,80.

Ibovespa sobe ansioso por pacote fiscal

O Ibovespa encontra impulso nesta sessão, apoiado pela expectativa de que o aguardado pacote de cortes de gastos seja anunciado ainda nesta semana, pela alta nas commodities e pelo otimismo dos índices futuros em Nova York.

Embora o IPCA-15 de novembro tenha vindo acima da mediana das projeções do mercado — 0,62%, frente às expectativas de 0,49% e próximo ao teto de 0,64% —, Pedro Moreira, sócio da One Investimentos, destaca alguns aspectos favoráveis no dado divulgado pelo IBGE.

O especialista observa que os aumentos em Alimentação e Transportes, por exemplo, foram impulsionados por itens cujas pressões podem ser passageiras, o que alivia parte das preocupações com a inflação.

EUA

O presidente eleito dos EUA, Donald Trump, fez seu primeiro pronunciamento pós-eleição sobre tarifas comerciais, declarando que pretende impor uma taxa de 25% sobre produtos provenientes do México e do Canadá, além de uma tarifa adicional de 10% sobre itens importados da China. A declaração aumentou as incertezas nos mercados globais.

Por volta das 13h, os índices das bolsas em Nova York apresentavam desempenho misto.

O Dow Jones registrava queda de 0,46%, marcando 44.528,63 pontos, enquanto o S&P 500 avançava 0,32%, alcançando 6.006,74 pontos. Já o Nasdaq subia 0,56%, sendo cotado em 19.161,720 pontos.