O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira, a B3 operava com ganhos no pregão desta quarta-feira (16), enquanto o mercado assimila as falas do Ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
Por volta das 13h24 (horário de Brasília), o marcador apresentava ganhos de 0,28%, aos
131.406 pontos.
O dólar comercial seguia o mesmo sentido do índice ao passo em que avançava 0,01%, cotado a R$ 5,65.
No cenário externo, o dólar se fortalece impulsionado pela proximidade das eleições americanas, com uma possível vitória de Donald Trump no radar.
Enquanto isso, os rendimentos dos Treasuries caem à espera de novos indicadores econômicos dos EUA. Por aqui, tanto o dólar quanto o Ibovespa mostram avanço.
Ibovespa sonda estabilidade com temor fiscal
O Ibovespa opera próximo à estabilidade nesta manhã, com destaque para a alta dos juros futuros e do dólar comercial, além de uma recuperação nas ações ligadas a commodities.
O mercado reage a especulações de que estatais podem ser retiradas do orçamento federal, conforme noticiado pelo jornal “O Estado de S. Paulo”, o que poderia abrir margem para novos gastos.
EUA
As bolsas de Nova York abriram instáveis, flutuando entre leves altas e baixas, em um movimento de recuperação após a queda da véspera, impulsionada pela baixa nas ações de energia devido à retração do petróleo e pela forte queda das ações da ASML, que afetou outras empresas de tecnologia.
Cotação dos índices dos EUA:
Dow Jones: +0,56%
S&P 500: +0,16%
Nasdaq: -0,09%