Acompanhamento da Bolsa

Ibovespa sobe com avanço de commodities; dólar sobe

Com uma agenda econômica nacional mais tranquila, o foco se volta para as iniciativas do governo para estimular a economia

Ibovespa sobe com avanço de commodities; dólar sobe

O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira, a B3, opera com ganhos durante o pregão desta quarta-feira (26), enquanto o índice é impulsionado pelas ações das petrolíferas, que se beneficiaram da valorização do petróleo no mercado internacional. 

Por outro lado, as ações da JBS apresentavam queda devido à repercussão do balanço financeiro do último trimestre de 2024.

Por volta das 13h06 (horário de Brasília) o marcador apresentava uma alta de 0,38%, aos 132.570 pontos.

O dólar comercial seguia o mesmo sentido do índice, ao passo que avançava 0,67%, cotado a R$ 5,73.

De acordo com a equipe da Ágora Investimentos, a incerteza sobre as políticas futuras do presidente dos EUA, Donald Trump, continua a gerar volatilidade no mercado, mantendo os investidores em alerta.

Em seu relatório, a equipe da Ágora destacou que essa falta de clareza no cenário externo pode limitar o apetite ao risco dos investidores no Brasil, embora o bom desempenho das commodities esteja funcionando como um suporte para os ativos locais.

Ibovespa sobe com foco nas medidas de crédito

O Ibovespa apresenta ganhos durante o pregão desta quarta-feira (26), com uma agenda econômica nacional mais tranquila, o foco se volta para as iniciativas do governo para estimular a economia por meio do crédito. 

As medidas já geraram aumento nos prêmios de risco, que subiram pelo segundo dia consecutivo na última terça-feira (26).

O Governo Federal anunciou o lançamento de um novo modelo de empréstimo consignado destinado aos trabalhadores do setor privado. 

Denominado “Crédito do Trabalhador”, esse novo tipo de crédito tem o potencial de beneficiar até 47 milhões de pessoas. 

Com a expectativa de movimentar R$ 120 bilhões, a linha de crédito tem como uma de suas garantias as verbas rescisórias dos trabalhadores e o FGTS.

EUA

Os principais índices das bolsas de Nova York registram queda nesta quarta-feira (26), após o anúncio de novas tarifas pelo presidente americano Donald Trump, que ameaça pressionar a inflação no país.

O movimento poderia forçar o Fed (Federal Reserve) a manter as taxas de juros elevadas por mais tempo, afetando negativamente os mercados.

No entanto, o índice Dow Jones, mais vinculado à velha economia e menos sensível às flutuações das taxas de juros, registra uma leve alta.

Trump anunciou planos de impor tarifas sobre as importações de cobre dentro de algumas semanas, adianto esse movimento em relação às previsões iniciais. A notícia impulsionou o preço do cobre em Nova York, levando o metal a alcançar um valor recorde.

Cotação dos índices dos EUA:

Dow Jones: -0,08%

S&P 500: -0,86%

Nasdaq: -1,19%