Acompanhamento da Bolsa

Ibovespa sobe com commodities e inflação no foco; dólar cai

Nos EUA e no Brasil segue no centro das atenções dos investidores e pode direcionar os ativos domésticos

Ibovespa
Ibovespa opera em alta (Foto: Freepik)

O Ibovespa, principal índice do mercado acionário brasileiro, opera com ganhos ao meio-dia desta terça-feira (9).

Por volta das 12h19 (horário de Brasília), o índice apresentava ganhos de 0,44%, aos 129.419 pontos. 

Já o dólar comercial recuava 0,49%, cotado a R$ 5,00.

Ibovespa é puxado por alta do commodities

O Ibovespa é impactado com os investidores que permanecem de olho nos desenvolvimentos tanto nos EUA quanto no Brasil, uma vez que esses aspectos podem influenciar os ativos locais nesta terça-feira (9).

Observa-se um cenário inicial de estabilidade nos mercados globais, com os futuros dos principais índices acionários dos EUA mantendo-se próximos da estabilidade, uma leve queda no dólar e nos rendimentos dos Treasuries, e um aumento nos preços das commodities.

No Brasil, o evento do Banco Central, que reunirá diversos dirigentes, está sendo acompanhado de perto pelos participantes do mercado.

A incerteza em torno dos dividendos e da potencial mudança de liderança na principal estatal ainda persiste.

Enquanto aguardamos os dados de inflação do Brasil e dos EUA, previstos para quarta-feira (10), estamos atentos às novas projeções dos analistas no Boletim Focus.

EUA

Os índices acionários principais de Nova York começaram o pregão desta terça-feira (9) com movimentos suaves, mantendo-se próximos à estabilidade, enquanto os investidores aguardam ansiosamente o relatório de inflação do CPI (Índice de Preços ao Consumidor), que será divulgado na próxima quarta-feira (9).

O dado é crucial, pois pode oferecer insights sobre a postura planejada pelo Fed (Federal Reserve) em relação aos cortes de juros programados para este ano.

As incertezas sobre a estratégia de flexibilização do Fed em 2024 se intensificaram após os dados robustos do “payroll” na sexta-feira, que revelaram um mercado de trabalho mais forte do que o previsto.

Cotação dos índices dos EUA:

Dow Jones: -0,43%

S&P 500: -0,52%

Nasdaq: -0,36%