O Ibovespa, principal índice do mercado acionário brasileiro, opera em alta com o mercado respondendo à divulgação do IPCA.
Por volta das 13h40 (horário de Brasília), o índice apresentava uma alta de 0,10%, aos 127.239 pontos.
Já o dólar comercial desancorava sua expectativa de ganhos, quando reduzia 0,26%, cotado a R$ 5,40.
O índice DXY, que mede o valor do dólar em relação a uma cesta de moedas, apresentava um recuo de 0.08%, aos 105.038 pontos.
O dólar se afastou das mínimas intradiárias e ronda o nível de R$ 5,40, em queda moderada provocada pelo IPCA, de junho, cujo resultado veio bem abaixo do que o mercado esperava.
A surpresa positiva com a inflação reduziu os riscos de que o Banco Central tenha que subir juros no curto prazo, o que ajudou a estender o alívio dos ativos brasileiros e tornou o real mais atrativo, mesmo depois da forte queda de mais de 1% ontem.
Ibovespa toca os 127 mil pts com otimismo do mercado
O Ibovespa mantém alta nesta quarta-feira, impulsionado pela desaceleração do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de junho.
Como resultado, tanto o dólar quanto os juros futuros registram uma queda acentuada, beneficiando empresas sensíveis às taxas de juros e aquelas com dívidas em moeda estrangeira.
Os investidores também estão focados na votação da reforma tributária no Congresso e na nova sessão de perguntas e respostas do presidente do Fed (Federal Reserve), Jerome Powell, na Câmara dos Representantes dos EUA.
EUA
O mercado está ansioso pelos dados de inflação ao consumidor e ao produtor nos Eua. Enquanto isso, prevalece a expectativa de que os juros possam ser cortados duas vezes ainda este ano.
Cotação dos índices dos EUA:
Dow Jones: +0,35%
S&P 500: +0,46%
Nasdaq: +0,77%