Acompanhamento da Bolsa

Ibovespa sobe com volta do apetite a risco; dólar passa a cair

Os investidores estão atentos aos números do mercado de trabalho dos EUA

Foto: pexels
Foto: pexels

O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira, a B3, opera com ganhos durante o primeiro turno do pregão desta quarta-feira (3). 

Os investidores estão atentos aos números do mercado de trabalho dos EUA e à ata mais recente da decisão do Banco Central americano. 

Também estão de olho na reunião do presidente Lula com ministros para discutir a significativa queda do real em relação ao dólar.

Por volta das 12h43 (horário de Brasília) o marcador apresentava um salto de 1,24%, aos 126.336 pontos.

Já o dólar comercial passa a cair durante este pregão, ao passo que, nesse mesmo horário, a moeda norte-americana recuava 1,50%, cotada a R$ 5,58.

O índice DXY, que mede o valor do dólar em relação a uma cesta de moedas, apresentava um recuo de 0.42%, aos 105.229 pontos.

Ibovespa é impulsionada por Vale (VALE3) e política interna no radar

O Ibovespa está registrando ganhos significativos nesta quarta-feira, impulsionado pelo aumento dos preços do minério de ferro e pela estabilização de outros ativos domésticos. 

A expectativa do mercado gira em torno da reunião entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para discutir a política fiscal do país. 

Além disso, os investidores estão de olho nas recentes mudanças na diretoria da Petrobras.

A bolsa continua a mostrar uma tendência de alta, impulsionada principalmente por empresas do setor de commodities, que têm grande influência no índice. Nesse contexto, a Vale ON (VALE3), avançava 2,70%, cotado a R$ 64,63.

EUA

Os principais índices de ações em Nova York registram uma leve alta nesta quarta-feira (3), com o mercado analisando os dados de emprego e atividade econômica dos EUA divulgados pela manhã.

Paralelamente, os investidores aguardam a publicação da ata da última reunião do Fed (Federal Reserve).

Nos EUA, o número solicitando auxílio-desemprego subiu na semana passada, sinalizando um enfraquecimento no mercado de trabalho. 

O setor privado nos EUA abriu 150 mil vagas de trabalho em junho, informou o Relatório Nacional de Emprego ADP nesta quarta-feira (3).

Cotação dos índices dos EUA:

Dow Jones: -0,16%

S&P 500: +0,22%

Nasdaq: +0,45%